segunda-feira, 19 de março de 2012

PRIMEIRO ENCONTRO DO SBC



Marcamos para sexta feira - 10/03 -, nosso primeiro encontro. O grupo está se fortalecendo. Algumas pessoas que não foram chamadas por falta de e-mail ou qualquer outro motivo e se sentem incluídas já ligaram e disseram “estou dentro”... outras foram incluídas e por algum motivo não puderam participar. Isso me fez pensar num dos princípios do SBC. Trata-se de um grupo aberto, completamente aberto, as próprias pessoas se incluem ou se excluem, o SBC não e de ninguém, é de todo mundo que se sente SBC, que se compromete com o mesmo.
Então, durante o carnaval, mesmo antes, quando falo a alguém da idéia do SBC e percebo o olho brilhar e a pessoa já vem com uma ideia, essa pessoa já esta dentro. Notei isso principalmente no carnaval e daí resolvemos marcar essa reunião.
Nem dormi direito de quinta pra sexta, estava feliz... me vinha sempre a frase que quando coloquei na reunião alguém disse que era de Raul Seixas, adorei a inspiração “um sonho que se sonha só pode ser apenas um sonho. Quando sonhamos juntos podemos transformá-lo num projeto.” E quase isso, mas e essa a idéia.
Na sexta, alem dessa idéia, me lembrei de uma estória que contava num dos meus cursos. O SBC oscila do ateísmo ao politeísmo, como disse, o grupo se pretende inclusivo e combativo de qualquer imposição de crença ou qualquer coisa que seja, o grupo combate o autoritarismo e o preconceito enfim... então, dizem que os deuses greco romanos eram bastante parecidos com os humanos, tinham sentimentos considerados “menores”, como a inveja, a insegurança e outros. O maniqueísmo bom-mau próprio da nossa cultura é uma herança judaico cristã. Conta-se que Zeus, deus dos deuses, estava muito inseguro com os homens em função do talento destes...de repente poderíamos superá-los.  Então ele reuniu os outros deuses a fim de  encontrarem um jeito de esconder os talentos dos humanos num lugar que não pudéssemos encontrá-lo. O deus das florestas propôs um canto bem escondido, experimentaram este lugar na floresta, mas de repente o homem reencontrou seu talento. Reuniram-se de novo, o deus das águas deu a idéia de um lugar nas profundezas do oceano, fizeram isso mas depois de algum tempo o homem encontrou de novo seus talentos. Depois de varias tentativas, Zeus percebendo todo esse processo, sacou tudo e propôs. Vamos esconder os talentos dos homens dentro deles mesmos, é o lugar onde eles menos procuram. E assim fizeram. E até hoje temos grande dificuldade de encontrarmos nossos talentos porque olhamos pouco prá dentro de nós mesmos.
Então, o que mais me deixa feliz com o SBC é o despertar expontâneo de talentos, é a vontade de contribuir com o melhor de si mesmo, vejo isso em todas as pessoas e isso me alegra de montão...
Nossa próxima reunião: sexta 16/ 03 na praça,  onde poderemos fazer a apoteose do nosso bloco. Espero todos os comitês formados, cada um com seus talentos.
Ate lá, beijos a todos e todas...


                                                                                              texto: Santuza Tu

Nenhum comentário:

Postar um comentário