sábado, 4 de outubro de 2025

NOSSO SARAU DE QUINTA



Não de quinta categoria!!! De quinta feira!!! Foi lindo...

Embora também o SBC não tem o menor receio de ser de quinta categoria... o que vale é o riso, o divertimento, a alegria revolucionária...

Enfim, nosso Sarau de quinta no querido Bar Taboca, do Chico, "percorreu categorias", digamos...

Escolhemos a imagem acima para começar, pois ela diz algumas coisas bacanas sobre esse sarau:

Começando pela esquerda, temos os queridos Carlos Gomes na maior fofoca com esse lindo salinense Fernando, que levou pra nós a melhor cachaça de Salinas, a Canarinha! Obrigada querido! Já sabem, no SBC nós prezamos muito a fofoca, viu? até chamamos de "pesquisa antropológica", tipo pra dar um nome mais bacana, menos carregado de preconceito... pois, desde Gaiarsa, 1978, "Tratado Geral sobre a Fofoca", usamos a mesma como ferramenta para o auto conhecimento, pois Freud já dizia que quando Pedro fala sobre Paulo, conhecemos mais sobre o Pedro do que sobre o Paulo... Acho que eles estavam falando sobre o evento que vai acontecer no DA da Faculdade de Medicina no próximo dia 11 de outubro, imperdível:

Em seguida, na foto, temos na parede do Taboca nosso estandarte do Carnaval 2025, artesanal, feito pelas nossas folionas... Por falar nisso, já temos o tema do nosso Carnaval 2016: A ARTE SALVA... vamos elaborar sobre o tema... vai ser arrasante!!!

Depois do estandarte temos uma piropa: no SBC a piropa corre solto, e sabemos distinguir entre a piropa bacana, bem colocada, com reciprocidade ou não, quando não gera uma linda amizade... e a piropa assédio, ruim, que combatemos... Obrigada querido Luiz Leite, grande professor, de xadrez!

A Jani, na frente, sentada, observando... ela é muito observadora, nossa querida DJ, pois aprendemos com nosso mais novo SBCense Rapper - ou MC - Galvez, o Luiz, a diferença entre MC e DJ, então mudamos a Jani  - de MC para DJ Jani - nossa grande DJ.

O Luiz mereceu convite especial... e nos apresentou uma fala bacanérrima sobre educação...


e a nossa DJ Jani nos apresentou um clássico do RAP nacional, GOG, "Matemática na prática":


Por último, ainda na foto, nossos grandes SBCenses Iza e Fil cantando "O Bêbado e o Equilibrista", eles ainda não encontraram um "tom em comum", mas não tem a mínima importância, e emoção é  que conta:

O vídeo está virado "de propósito"! Lembramos do filme "Os desafinados", muito atual :


... lançado em 2008, com Rodrigo Santoro, Selton Melo, Ângelo Paes Leme, Jair Oliveira e André Moraes, cinco amigos dos anos 60 que vão pra Nova York em busca do sucesso. Lá encontram uma musa inspiradora que volta com eles ao Brasil e se junta ao grupo. Eles são meio que precursores do movimento da Bossa Nova, assim como o filme mostra também o momento político no Brasil. O elenco também conta com as grandes artistas Cláudia Abreu, Alessandra Negrini e Vanessa Gerbelli.

Pois o SBC "precisa" de história, para compreender o mundo de hoje ... e 'projetar' - e nos colocarmos enquanto sujeitos, construindo...  - um mundo melhor.

Então... como uma das características principais do SBC é a "anarquia muito bem organizada", agora sim, voltamos ao início do nosso sarau:

Não poderíamos deixar de abrir nosso sarau; EDUCAÇÃO... QUAL? ... com nosso maior educador Paulo Freire - 1921 a 1997): "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor" ... nessa frase Freire é Hegeliano, filósofo alemão do século XVIII, que já falava sobre a dialética senhor-escravo... No entanto, antes de Paulo Freira já tínhamos, no Brasil, mulheres maravilhosas, quase sempre invisibilidadas, que falavam sobre educação, mais ou menos as mesmas ideias. Uma delas foi Nísia Floresta, pioneira da educação feminista no Brasil, educadora, escritora e poeta... Nisia "purpurinou" em 1885. E atualmente temos a maravilhosa Macaé Evaristo, 60 anos, professora, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. E adivinha de quem a Macaé é prima? Nada mais nada menos do que da Conceição Evaristo, 78 anos, que acaba de receber título de Doutora Honoris Causa pela UFMG; e quem é a Reitora da nossa Universidade Federal de Minas Gerais que conferiu esse título à Conceição, exatamente em 27 de setembro passado? Sandra Goulart Almeida! e terminamos essa introdução ao sarau com um pedacinho da música: "sol de primavera, abre as janelas do meu peito. A lição sabemos de cor, só nos resta aprender..." do nosso grande Beto Guedes.

Sim, no SBC somos paritários: umas três pra mais mulheres para um homem ou dois... justo... 

E o nosso sarau foi permeado dessa linda canção ANJOS DA GUARDA, grande Leci Brandão:


Enfim, lembramos que o SBC é um grupo aberto, inclusivo, anárquico, democrático, ecológico, feminista... e intergeracional ... não necessariamente nessa ordem... às vezes priorizamos o "anárquico muito bem organizado", às vezes o "feminista" ... assim por diante...

E, como brincadeira do tempo de criança de algumas pessoas, "baratinha voou voou", "construímos a ferramenta": JOANINHA VOOU, VOOU... para passarmos a vez para cada pessoa presente que queria participar falando um poema seu ou de alguma outro poeta - tínhamos poemas de "ilustres" presentes em espírito, como Drummond e Cecília Meireles



Ilustre G. Rosa também esteve entre nós: "MESTRE NÃO É QUEM SEMPRE ENSINA, MAS QUEM, DE REPENTE APRENDE..."

A nossa querida historiadora - e poeta - Antonieta fez um poema especial para nosso sarau:

Educação 

Eva viu a uva
Ronan comeu maçã 
Maria não viu uva 
João raramente come maçã 
Será que é porque Eva e Ronan moram no Lourdes e Maria e João no Morro do Papagaio?
Não sei...
Mas desconfio de muitas coisas.
Eva foi estudar na Europa.
Ronan foi para os Estados Unidos 
João ficou lavando os carros 
Maria, grávida aos 14 anos, ficou olhando as figurinhas do seu livro.
Só as figurinhas...
Maria não sabe ler.

Antonieta Shirlene

Tivemos também a presença ilustre da nossa mais nova SBCense Jane Aguiar, professora de Língua Portuguesa e especialista em Gestão Escolar, nos lembrando Clarice Lispector: 






E mais: querido Durval, grande escritor, falou sobre educação e também gravou vídeos... não temos o dele mesmo falando, infelizmente... 
E muitas outras presenças maravilhosas... observadoras... que nos dão ótimos feedbacks para melhorarmos cada vez mais nossos encontros...
E o nosso querido Felipe... o Fil - no SBC temos muitos Fils queridos e querides - também professor, de teatro - que cantou e animou a plateia... e conseguiu "pegar o tom" da linda canção AQUARELA, dos anos 80, composição de Toquinho e Vinicius:

No final estávamos todas todos e todes cantando. Diz a nossa DJ Jani que nós cantamos, nós duas, Chico Buarque! "vem, meu menino vadio..."; não me lembro... mas me lembro do Fil cantando sertanejo "Ando devagar porque já tive pressa...", entre outras ... sozinho e acompanhado, pois já estávamos no final... com cerveja... Ahh, essa coisa verde na cabeça da apresentadora do sarau é uma máscara que ela adora, tinha emprestado para a amiga Iza há um tempão e foi devolvida... aff... 

E o Fil ficou de fazer um clipe com um resumos do que foi gravado:




E uma coisa super SBCense aconteceu mais ou menos do meio pro final do sarau: A JOANINHA VOOU... SUMIU!!! FOI SER FELIZ... CERTAMENTE ...


Até o nosso próximo sarau, que serão dois, como já programado:
Primeiro o de 22 de outubro, num outro lugar, o ANDU DE DOIS:


E o próximo no TABOCA, como sempre primeira quinta do mês, dia   de novembro, o tema já decidimos (mais ou menos):

        NÓS... AS BRUXAS... E OS BRUXOS
        RE VIVER... OU RE NASCER... 
        O QUE NOS FAZ VIVER?

Ainda faremos card-convite dos dois próximos eventos para todas as pessoas replicarem, SBCenses e simpatizantes...

Agradecemos a todas as pessoas que nos leem e nos acompanham, até mais ...
Santuza TU






Nenhum comentário:

Postar um comentário