Edmund Gustav Albrecht Husserl (1859-1938) filósofo e matemático alemão, fundador da escola da fenomenologia. O pensamento de Husserl influenciou profundamente todo o cenário intelectual do século XX e XXI. Edmund Husserl foi um dos filósofos contemporâneos mais influentes de toda filosofia ocidental. Seu pensamento impactou praticamente toda a filosofia subsequente, estendendo-se ainda para os campos da psicologia, matemática, lógica, dentre outros. Em 1939, os manuscritos de Husserl, que estavam ameaçados de serem destruídos pelos nazistas, foram, clandestinamente, transportados pelo padre franciscano Herman Van Breda e depositados no Instituto de Filosofia da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, onde foram criados os Arquivos de Husserl. Muito do material encontrado em suas pesquisas manuscritas foi publicado na série de edições críticas Husserlianas.
Fenômeno tem origem na palavra grega phainomenon, que significa "aquilo que aparece", "observável". Portanto, fenômeno é tudo aquilo que possui uma aparição, que pode ser observável de algum modo.
Martin Heidegger foi o mais conhecido dos alunos de Husserl, aquele que Husserl escolheu como seu sucessor em Freiburg. Sua obra, Ser e Tempo, foi dedicada a Husserl. Eles compartilharam seus pensamentos e trabalharam lado a lado por mais de uma década na Universidade de Freiburg nos anos 20 do século passado. Os primeiros trabalhos de Heidegger seguiram seu professor, mas com o tempo ele começou a desenvolver suas próprias percepções, afastando-se de Husserl. O trabalho de Heidegger desenvolve-se essencialmente para uma fenomenologia ontológica centrada na questão do ser, enquanto o de Husserl expõe uma fenomenologia transcendental organizada em torno dos conceitos metódicos de redução e intencionalidade que não se encontram como tal em Heidegger. De qualquer forma, durante boa parte do convívio entre os filósofos, eles foram tão próximos que, segundo Gadamer, que foi aluno de ambos, Husserl disse a seguinte frase: "Fenomenologia é Heidegger e eu".
Edith Stein foi aluna de Husserl em Göttingen e Freiburg enquanto escrevia sua tese de doutorado. Ela então se tornou sua assistente em Freiburg em 1916-1918. Mais tarde, ela adaptou sua fenomenologia ao tomismo moderno. O mesmo movimento pode-se notar em Karol Józef Wojtyła, que se tornou Papa com o nome de Papa João Paulo II. João Paulo II ensinou seus alunos, como bispo auxiliar, Tomás de Aquino, Heidegger e Husserl. Em seus trabalhos ele tentou conciliar a filosofia de Santo Tomás com a fenomenologia.
Derrida (1930-2004) |
Sartre (1905-1980) |
Husserl influenciou especialmente autores franceses do século XX, como Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, Gabriel Marcel, Jean-Luc Marion e Jacques Derrida.
Fenomenologia de Husserl e o Existencialismo
A hermenêutica tradicional refere-se ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito.
Na filosofia, hermenêutica é a ciência que estuda a arte e a teoria da interpretação, e surgiu na Grécia Antiga. A hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.
Hans-Georg Gadamer (1900-2002) filósofo alemão considerado como um dos maiores expoentes da hermenêutica (interpretação de textos escritos, formas verbais e não verbais). Sua obra de maior impacto foi Verdade e Método, de 1960, onde elabora uma filosofia propriamente hermenêutica, que trata da natureza do fenômeno da compreensão. Para Gadamer, a hermenêutica é uma forma de compreender as ciências espirituais e a história, através de uma interpretação da tradição.A hermenêutica moderna ou contemporânea engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação, como proposições, pressupostos, o significado e a filosofia da linguagem e a semiótica.
"A plena expressividade ou não da fala, ou seja, sua autenticidade pode ser descrita a partir de sua relação com o pré-verbal que a mobiliza. Este algo que a precede e a mobiliza, posto que não verbal, pode ser denominado, numa aproximação primeira, de silêncio. A fala é ruptura de um determinado silêncio".
A fala autêntica rompe o silêncio, é criativa, é intencional, carregada de significados, sentimentos, é experiência e o lugar que a pessoa se coloca no mundo.
Segundo Amatuzzi, nossa fala não representa o nosso mundo, mas é o que somos face ao mundo, ou é o mundo que construímos. Também aqui há uma sedimentação e uma experiência adquirida. Ainda nos ensina o autor que para a fala autêntica acontecer é necessário a construção de um diálogo genuíno. E para que esse diálogo aconteça são necessárias algumas condições como a autenticidade dos interlocutores numa relação dialógica, empática, autêntica e simétrica.
________________________________
Psicopatologia fenomenológica:
Estudou medicina e, depois de trabalhar no hospital psiquiátrico da Universidade de Heidelberg, tornou-se professor de psicologia da Faculdade de Letras daquela instituição. Desligado de seu cargo pelo regime nazista em 1937, foi readmitido em 1945 e, três anos depois, passou a lecionar filosofia na Universidade de Basileia.
O pensamento de Jaspers foi influenciado pelo seu conhecimento em psicopatologia e, em parte, pelo pensamento de Kierkegaard, Nietzsche e Max Weber. Sempre teve interesse em integrar a ciência ao pensamento filosófico na medida em que, para Jaspers, as ciências são por si sós insuficientes e necessitam do exame crítico que só pode ser dado pela filosofia. Esta, por sua vez, deve basear-se numa elucidação, a mais completa possível, da existência do homem real, e não da humanidade abstrata. O resultado das reflexões de Jaspers sobre o tema foi a primeira formulação de sua filosofia existencial.
Autor do livro de dois volumes: "Psicopatologia Geral", grande marco em sua carreira e na evolução da psicopatologia.
Jaspers criticou abordagens anteriores à psicopatologia e propôs uma abordagem compreensiva em vez de causal. Ele argumentou que as conexões entre fenômenos psíquicos são compreendidas e não podem ser reduzidas a leis universais como na física. Sua abordagem antecipou ideias fenomenológicas e da hermenêutica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário