quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Ainda sobre a Semana da Arte Moderna...


Até o dia 17 de fevereiro estaremos publicando sobre a Semana da Arte Moderna. Tanto sobre as pessoas que participaram da Semana quanto sobre o mundo e o Brasil à época, como a bela análise da nossa SBCense Antonieta. Sabemos da importância de nos situarmos histórico/politicamente, até mesmo para nos colocar enquanto sujeitos, pois para sermos "fazedores" da história, prospectivamente, nada mais fundamental do que entender e apropriar da história, retrospectivamente. E sabemos, também, que a arte permeia esse conhecimento, pois as ideias, valores, conceitos, de uma época histórica aparecem na arte produzida nessa época, assim como a arte, também, se presta a incitar novas ideias e valores e é nesse sentido que ela é revolucionária... como foi a arte produzida na Semana da Arte Moderna... e, por isso, a importância desse evento, a Semana foi transgressora dos padrões artísticos até então... foi revolucionária. 

www.ablam-minimalistas.com.br

E, com o desenrolar do nosso projeto, tivemos a grata surpresa do convite da ABLAM - Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas para a programação de aniversário dessa instituição e comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna em São Paulo, A ABLAM foi fundada em 31 de janeiro de 2021. Atualmente conta com 20 acadêmicos e é presidida pelo acadêmico Rogério Marques Sequeira Costa. 


Essa  reunião comemorativa acontecerá no dia 12 de fevereiro de 2022, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, um belíssimo prédio no Bairro Bom Retiro em São Paulo, Capital. 

O SBC agradece imensamente o convite e põe em prática um dos nosso slogans: "nosso lema é: me chama que eu vou"... lá vamos nós, representando nosso Coletivo: Antonieta Shirlene e Santuza Rodrigues. 


E voltando a comentar sobre a Semana, o que reparamos até agora é que, de 100 anos pra cá, nós mulheres "botamos a boca no trombone" e "gritamos" pelo nosso protagonismo. Viram que todas as publicações foram de mulheres que participaram da Semana (ou da época)? e que NÓS, MULHERES, elaboramos todos os posts? poie é... senti como uma espécie de "resgate de nós mesmas"... e fiquei feliz com isso... mais feliz ainda se nossos companheiros também falassem de nós com reconhecimento,  assim como dos homens importantes que participaram dessa Semana.

Mas, por falar em nós, mulheres, me lembrei de um evento importantíssimo dessa década de 1920, e de uma mulher, brasileira, fundamental para nossa história: BERTHA LUTZ (1894-1976). 


Bertha Maria Júlia Lutz foi uma ativista feminista, bióloga, educadora, diplomata e política brasileira.
Empenhou-se na luta pelo voto feminino e junto com outras mulheres, criou em 1919, a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher que, em 1922, se transformou na Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF).  E o direito ao voto feminino foi, definitivamente, conquistado somente 10 anos depois, em 1932, com certeza a partir da luta dessa Federação. 


Então, a FBPF é de 1922, mesmo ano da Semana da Arte Moderna! 
Elas devem ter ido na Semana e, certamente,  não foram as que vaiaram  o Ronald de Carvalho na leitura do Poema "O Sapos" de  Manoel Bandeira. Muito menos vaiaram o Villa Lobos só por causa do pé com o chinelo e, sim, ouviram sua música maravilhosa. Não se sabe, mas nós cremos nisso, pois eram mulheres que pensavam para além dos padrões dessa época, e são essas mulheres que fazem história.

Até nosso próximo post... abraços carinhosos...




7 comentários:

  1. Parabéns Santuza e Antonieta!!! O SBC estará muito bem representado.
    Cleunice

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Santuza por trazer a nós, esta linda historia de conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. bem vindo Fábio. Abraços
    SantuzaTU

    ResponderExcluir
  4. Querida Santuza PARABÉNS! Muito orgulho dessas mulheres Mineiras na luta pela música e a cultura no nosso Estado.
    Sucesso meninas, vocês merecem!

    ResponderExcluir