domingo, 23 de janeiro de 2022

Continuando: SEMANA ARTE MODERNA: ANNITA MALFATTI

 

Queridos amigos do SBC, meu nome é Nilmara Castro tenho 29 anos e sou formada em Artes Cênicas pela UFOP, trabalho com teatro, arte educação e adoro contar histórias. Foi um prazer estar aqui contando um pouco da história da Anita Malfatti que eu tanto admiro pelo protagonismo feminino na história da arte moderna no Brasil. Forte abraço repleto de luta, coragem, liberdade e sonhos realizados.


Protagonismo de Anita Malfatti 

                                                        (Nilmara Aparecida de Castro)

 Antes de apresentar  essa ilustre artista modernista que é Anita Malfatti, iremos entender o que é protagonismo e como a mulher aqui citada estava à frente do seu tempo, pois ser protagonista é ser figura principal, o primeiro, lutador ou competidor.

 Anita Malfatti foi a primeira modernista a fazer uma exposição no Brasil, antes mesmo de qualquer figura masculina e apesar das críticas ao seu trabalho artístico ela não desistiu e acabou impulsionando outros artistas para defender os ideais do movimento e assim a sociedade foi provocada por um movimento artístico completamente novo no Brasil.


A história de vida de Anita é muito interessante e nós faz entender como arte sempre foi sua missão de vida. Aos 13 anos ela sofria porque não sabia que rumo seguir na vida e tentando entender melhor sobre sua sensibilidade e qual era sua personalidade, resolve então submeter a uma estranha experiência de sofrer a sensação da morte. Ela saiu de casa e foi para estação de Barra Funda e esperou o trem passar por cima dela e nesse instante ela sentiu uma revelação onde saiu e voltou decidida a se dedicar à pintura.

 Essa mulher revolucionária seguiu em frente aos seus sonhos e foi estudar artes e pintura na Europa, onde ficou durante quatro anos em Berlim, Alemanha (1910 – 1914), na Academia Imperial de Belas Artes. Suas obras de arte têm como uma das principais características cores puras e vibrantes para expressar sua sensibilidade.


A semana de Arte Moderna foi um dos acontecimentos mais importantes do modernismo no Brasil e ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 e chocou grande parte da população, pois tinha como intuito apresentar uma nova estética pautada na liberdade e na brasilidade onde as mulheres foram reconhecidas como importantes para história cultural do país.

Sabemos que as mulheres sempre tiveram que lutar por seus direitos e conquistar espaços em meio a varias dificuldades históricos, econômicos e sociais, mas é sempre bom ouvir mulheres como Anita que romperam barreiras, preconceitos, revolucionou seu tempo e marcou história.

___________________________________________________________________________________

O SBC é um grupo ABERTO, INCLUSIVO, ANÁRQUICO, DEMOCRÁTICO, ECOLÓGICO E FEMINISTA... não necessariamente nessa ordem... Assim o descrevemos. E quando nos perguntam como fazer parte do SBC nós  dizemos que já faz parte a pessoa que, ao ouvir ou ler sobre o nosso coletivo, se identifica com nossos conceitos: o riso, o valor das amizades, o sentido estético na vida... 


O SBC... e a vida...  são feitos de bons encontros: eu estava em Ouro Preto no dia 05 desde mês, na fila do Teatro Municipal, pra ver a peça "Galanga Chico Rei" com o maravilhoso Tizumba. Uma chuvinha fina naquela hora... e uma sombrinha grande. Ofereci um "pedaço" da sombrinha pra uma menina linda atrás de mim, que estava também na fila, esperando seu namorado. Foram uns cinco minutos de conversa. E fiquei conhecendo a Nilmara... e ela a mim.... e ao SBC. E foram encantamentos recíprocos... abriram a porta do teatro, entramos correndo e nos desencontramos. Só alguns dias depois nos encontramos, graças à tecnologia... obrigada Whatsapp, por reaproximar as pessoas...

Obrigada minha querida Nilmara, pela sua contribuição à nossa pesquisa sobre a Semana da Arte Moderna. O prazer que você demonstra no seu vídeo foi o mesmo nosso ao vê-lo... Acho que vou pintar meu cabelo de verde...




8 comentários:

  1. Foi um prazer estar aqui contando um pouco da história da Anita Malfatti e sou muito fã do SBC.
    Agradeço ao universo por esse lindo encontro das andanças da vida querida e maravilhosa Santuza.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom inclusive a mim, e com certeza vir a muitos, este conhecimento de artistas ilustres, que fizeram ótimas e lindas pinturas, alem de deparar com elas as pinturas, ter o prazer, ainda que seja atraves das fotos conhecer- los, obrigado a você que esta trazendo estas lindas memorias.

    ResponderExcluir
  3. Nós também te agradecemos imensamente nilmara querida e maravilhosa.
    Abraços carïnhosos

    ResponderExcluir
  4. Nosso projeto tem se estendido e tomado força. Sempre que o povo se une, barreiras são quebradas. Obrigada à todos e todas que têm aceitado o nosso desafio. Os cem anos da Semana de Arte Moderna no Brasil não pode deixar de ser comemorado. A arte nos salva da barbárie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Antonieta... grande SBCense
      Abraços carinhosos
      SantuzaTU

      Excluir
  5. Parabéns pela bela pesquisa e exposição sobre Anita!! ✨✨✨
    Sempre bom reconhecer e valorizar o protagonismo! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Nil a história de Anita contada por vc faz gostar ainda mais dessa mulher maravilhosa, dessa artista tão humana e sensível. Parabéns linda e doce menina!

    ResponderExcluir