O SBC concorda com Emicida: "QUEM TEM UM AMIGO TEM TUDO"... E fazemos sempre o exercício de RESGATE de amizades, assim como da CONSTRUÇÃO de novos amigos e amigas... E foi isso que fizemos na segunda feira dia 21 de julho, no lançamento do maravilhoso livro TE DOU MINHA PALAVRA.
O livro é o resultado do trabalho da Oficina de Criação literária da OAP|UFMG - Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG, coordenada pelo professor Ronald Claver, que reensina: "A poesia é um olho que vê o que não se vê".
Conta Pedro Vianna, Revisor da obra: "Desde 2010, em sua Oficina, o poeta-mestre-poeta Ronald Claver, com seus alongamentos, exercícios de aula e tarefas, conduz a ansiedade dos alunos com paciência, sabedoria e respeito". E conta mais: "Em seus silêncios, Ronald ensina que a palavra pode sair de cada um à sua maneira: no grito ou no sussurro. Cada um sabe de si. Cada um faz o que pode".
E foi assim que nos reencontramos:
NEIDE, querida Neide... NEIDE APARECIDA ROCHA FERRAZ, psicóloga, grande amiga da Ouro Fino dos anos 80, onde aprendemos tanto... pra a vida e pra nossa profissão. Neide, que sonhou e escreveu:
ZEZA, MARIA JOSÉ BIRRO COSTA, amiga mais antiga ainda, de faculdade, trabalhamos juntas. E ela conta que cresceu ouvindo histórias... e se transformou numa 'pessoa da oralidade':
E, de repente, me reencontrei com grande filósofo JOSÉ NEWTON ARAÚJO, trazendo a lembrança da nossa querida Leila, também dos anos 80, minha convivência com ela foi de pouco tempo, porém uma convivência densa, de aprendizagens pra vida.
Zé Newton conta que a oficina do professor Ronald é vivida como um celeiro de nutrição literária, em meio ao calor humano partilhado entre ele e o grupo. Com isso ele faz uma importante síntese do encontro de lançamento do livro e da fala de todos os participantes do mesmo.
E, no café, reconheci a KATHIA MARA MURITO PIMENTEL, que foi no lançamento do nosso livro Pra tudo tem um samba... nova amiga querida, que conta ter encontrado na Oficina de Criação Literária da OAP o incentivo para escrever com autenticidade e liberdade.
Gostaria de ter conhecido os 24 escritores dessa antologia que, segundo o organizador Sebastião Aimone Braga, tem a marca da união: "Em uma época de radicalismos e extremismos, a singularidade dos textos tece teia única e múltipla... Entre nós, laços a se estreitar e a mergulhar, juntos, no canto universal da escrita!"
E saí cantado Emicida: 'Quem tem um amigo tem tudo'... e dando graças à vida pelo meu pertencimento ao SBC, esse coletivo que me ajuda tanto a construir valores voltados para a vida, como o valor da AMIZADE.
Santuza TU
Delícia de pessoas
ResponderExcluir👏👏👏Obrigada Santuza pela presença no lançamento e pela bonita crônica.Zeza
ResponderExcluirObrigada por citar nosso livro, Santuza! Belas e deliciosas palavras. Adorei encontrá-la no lançamento. Grande abraço. Kathia
ResponderExcluirGrande Santuza! Foi um prazer conhê-la naquela manhã dentro do ônibus, OP/BH. Carinhoso abraço!
ResponderExcluir