terça-feira, 20 de setembro de 2022

RESENHA: "TÁ CAINDO FLOR"

 


Nossa "escrevente oficial", Santuza TU, no caso... EU... quebrou o punho na festa e está engessada ... escrevendo essa pequena introdução com a mão esquerda... dizem que é ótimo para ativar áreas cerebrais... ainda bem...

Mas o SBC conta com grandes intelectuais: escritorxs, poetas... resenhistas... no caso, a nossa querida Antonieta Shirlene que, por sinal, está lançando seu livro, em parceria com outrxs escritores bacana... aguardem lançamento... 

E o SBC super agradece nossa grande SBCense pela resenha... e todas e todxs pela festa linda no ODARA... espaço que ficou lindamente decorado ... e, também, só temos a agradecer nosso parceiro Rodrigo... 

A seguir a RESENHA, melhor dizendo, REFLEXÕES ... apreciem:

 

Reflexões sobre o Tá caindo Flor :

  .

A ideia nasceu no coração de uma de nós e se espalhou nas mentes e nos corações das outras e outros.

Foram meses de preparação. A ideia inicial acabou não dando certo. Mas, "sbcense de raiz não desiste nunca." Aconteceram as reuniões, regadas a vinho e macarrão, as oficinas, dadas gentilmente por Tetê e Kátia. Aprendemos e fizemos lindas flores de papel que iriam enfeitar nosso encontro, agora no ODARA. Fizemos reuniões de " engajamento" como diz a TU. E algumas sbcences se engajaram de fato, outras, se engajaram de coração pois os afazeres são tantos, que não dá para abraçar todos os sonhos. Penso que, sonhos são realidades possíveis. Ou não. Como completa Caetano. Mas , que nos faz vivos . E a dança do sonho Tá caindo Flor se fez: oficina , reuniões, recolhimento de doações de roupas, calçados, bijouterias, sapatos ,mais oficina , macarrão na casa de TU, lista de materiais para costurar as fantasias que iriam ser confeccionadas no dia do evento, divisão das tarefas entre as sbcences e mais uma infinidade de coisas que nem o sonho mais longo seria capaz de reproduzir.

Temos que divulgar o evento no entorno do ODARA, sugeriu nossa querida Angel. Claro, tudo é uma questão de divulgação, concordamos. E lá fomos nós pelo bairro União pregar nosso lindo cartaz pelo comércio do bairro. Nossa bela sbcense Gil nos indicava os melhores pontos para divulgação. Gil, com aqueles "olhos de Emília" ficou com a tarefa de contatar as creches e instituições que poderiam/gostariam de receber nossas doações. E cumpriu a tarefa com louvor . Eu e TU saímos do União com a sensação de dever cumprido. Mesmo porque, já havíamos passado no ODARA, tomado umas e almoçado uma comidinha maravilhosa.

Agora era só esperar até o sábado.
Então chegou o dia do nosso evento. Pela manhã, eu já acordei com  bastante expectativas. Precisava ainda passar na casa da amiga Tetê para pegar os famosos "caixotes" que iriam armazenar as nossas doações. Foi aí que conheci a sua maravilhosa casa. Com vista linda para Serra do curral. Fiquei encantada com tanta formosura. E lá fui eu para o Odara. Aos poucos as pessoas foram chegando. Tetê havia convidado sua amiga Daça. Moça mais do que bacana. Uma perfeita sbcense chegou e brilhou na nossa festa. Tu já estava no palco fazendo as suas apresentações.
Mas, a primeira convidada a chegar, foi a querida Geni, que mais tarde iria dar um show de apresentação.
 Zeza nossa amiga sbcense, chegou com a sua irmã e estavam imediatamente integradas ao estilo do SBC. Sempre quando eu encontro com Zeza fico pensando: será que ela está tão calada por estar concordando com o que está sendo dito ou não ? Sua irmã, Suzana, me pareceu também um doce de pessoa.
 A festa estava ótima.
Entretanto, ficou melhor ainda com a chegada da amiga Antônia. Maju estava lá com toda sua elegância e delicadeza. Assim como amiga Elizete, devidamente acompanhada com seu companheiro. Como ele mesmo disse: " bendito fruto entre as mulheres". Ah! Não podemos deixar de citar também a presença importantíssima da nossa amiga Fátima com a sua querida filha Izabela. Como sempre as duas alegram o caminho por onde passam. Cantamos, bebemos, conversamos e até falamos de política. Como não poderia deixar de ser. Estávamos neste pique, quando chegou a nossa querida amiga Dirlene Matos. Companheira de luta, feminista progressista, fazendo política com o coração e com a razão. E para nossa surpresa, até cantar no palco ela cantou.
Estávamos assim quando a nossa "banda" chegou. Eram 3 rapazes lindos com seus instrumentos que fizeram de tudo para nos acompanhar na nossa pretensão de cantar. Claro que não deu certo. Mas, mesmo dando errado, deu certo. E nos divertimos muito.
Tu fez a seguinte observação no nosso grupo: " esta festa mostra a capacidade de aglutinação do SBC. Que é pouca... Mas é forte e bonita."
 Além de forte e bonita eu acrescento que é também importantíssima na construção de um mundo baseado na amizade, na reciprocidade, na sororidade, na alegria e no desejo de termos um mundo bem melhor.
Que venham mais projetos! Estaremos todas, todos e todes pront@s para novos desafios.
Antonieta Shirlene

Obrigada mais uma vez querida Antonieta!

A seguir algumas fotos e vídeos que recebemos. Quem tiver outras nos mandem, por favor... a gente publica...
                                            
                                            
                                                                            

                                            

                                            
    
                                                    
    
                                                


                                            

 
                            

Aff... muito exercício cerebral... cérebro já está super sarado... rsrs...

E terminamos com um pedacinho do nosso hino...


E com a homenagem, abaixo, às mulheres maravilhosas do SBC... e que venham mais homens... e outros gêneros... maravilhosxs também... abraços carinhosos...







8 comentários:

  1. Mulheres maravilhosas. Lindo, lindo. Tu, Majú sds imensas. Que bom ser mulher e empodeirada de si. Até me lembro de uma conversa com Majú, em um encontro SBcense, sobre sensualidade...essa prosa ficou em mim...e pratiquei rsrsrs... espontâneamente tomei posse de toda Janaina. SBC território fértil de vivências inclusivas...Inclusiva palavra que Tu sempre coloca em primeiro lugar e a prática é vivência é o que vemos neste poste. Vcs são fodaaaaa.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh!...td mto lindo...as mulheres sbcenses estão de parabéns por tanta coisa linda que fazem! Desculpem-me pela ausência, mas em breve estarei junto a vcs, participando, colaborando e me enchendo dessa alegria que vcs irradiam👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todas vcs, pelo trabalho, pela dedicação. Isso faz a diferença 👏👏👏🙏

    ResponderExcluir
  4. sim Cláudia! esperamos você nos nossos encontros...

    ResponderExcluir