quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Conversas entre Angel e Rochelle (e outrxs SBCenses) sobre a América Latina

 

Angel e Rochelle são duas personagens SBCenses, meio bruxas, como na foto. E a nossa querida SBCense Antonieta Shirlene adora se servir dessas personagens para nos contar coisas da nossa história. E nos manda a crônica a seguir, dentro do nosso tema AMÉRICA LATINA, sobre a Argentina e também sobre o Brasil. A conversa começa com algumas de nós, como na foto abaixo... divirtam-se e ganhem conhecimento... é grátis... e agradecemos à nossa grande escritora Antonieta Shirlene:


Sempre que nós, SBCenses, nos encontramos temos muitas "pautas" para conversarmos. E esta semana não foi diferente. Assim que pedimos um chopp acompanhado de batatas fritas, nossa amiga Gil começou a falar sobre o filme "don't cry for me Argentina". 

Lembramos que Madonna neste filme estava esplêndida e retratou muito bem o legado de  Evita e Juan Perón na Argentina. O filme retrata a vida de  Eva Maria Duarte , uma jovem de origem humilde, nascida em  7 de maio de 1919 em  Los Toldos província de Buenos Aires e que se tornará atriz , e , mais tarde, esposa de Juan Perón . Eleito presidente daquele país em 1946, 1951 e 1953.

E, entre uma batata frita e um gole de chopp, analisamos como foi importante a participação de Evita (como era conhecida entre o povo argentino). Evita, assim como Juan Perón, era idolatrada no seu país. Eva Perón , conhecida por sua elegância e carisma, conquista para o peronismo o apoio da população pobre e migrantes de origem rural a quem ela chamava de "descamizados". 

Estávamos nesta conversa, quando alguém perguntou: mas o que é o peronismo? Foi nesse momento, que a historiadora Angel , também sbcense, entrou na conversa. O peronismo, explicou Angel, foi um período bastante importante para os argentinos. Tanto em termos econômicos quanto em termos sociais e políticos. O peronismo tem a sua própria doutrina política, econômica e social: o justiacilismo. O justicialismo é uma nova filosofia de vida, simples, prática, popular , profundamente cristã e profundamente humanista. O peronismo pretende constituir um governo centralizado, um estado organizado e um Povo Livre. 

Neste momento, nossa amiga Rochelle perguntou: o peronismo tem alguma semelhança com o governo de Getúlio Vargas no Brasil?

Angel então resumidamente comentou: no Brasil enquanto Vargas se centrava em medidas para mudar a estrutura econômica do país com ênfase na industrialização, Perón deu maior prioridade a redistribuição de renda do que a mudanças no modelo econômico, o qual já vinha sendo implantado na Argentina antes do seu governo. 

Mas existem outros governos na América Latina com essas características perguntou Rochelle?

Sim, respondeu Angel. O peronismo como varguismo, são chamados historicamente de governos populistas. O populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam no apelo ao "povo" geralmente contrapondo este grupo a uma" elite ". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então.

Neste momento, Angel se lembrou de uma questão de vestibular sobre o populismo:

No México, o populismo marcou o governo de:

A) Perón
B) Vargas
C) Cárdenas
D) Alan Garcia
( resposta no final do texto)


E o assunto sobre a Argentina continuou... Rochelle lembrou-se dos últimos acontecimentos na Argentina. E o atentado sofrido pela vice-presidenta naquele país? Cristina Kichner...


Eu penso, ponderou Rochelle, que além de um atentado político a tentativa de assassinato 
de Cristina Kirchner é, também,  uma tentativa de feminicídio praticado pelo brasileiro no último dia primeiro de setembro. O atirador apontou uma pistola para o rosto da vice-presidenta, mas a arma não disparou. Acredito que há uma relação direta entre o governo machista e misógino que vivemos, atualmente, no nosso país, com a tentativa de assassinato de Cristina Kirchner. Temos uma polarização política aqui no Brasil e isto certamente deve refletir-se no coração e nas mentes de brasileiros dentro e fora do país. O homem é acusado pelo crime contra a vida de Cristina é um brasileiro de 35 anos chamado Fernando Sabag Montiel. Ele reside em Buenos Aires e trabalha como motorista de aplicativo na Argentina. Segundo notícias veiculadas na mídia, o acusado tem antecedentes por porte de armas ilegal não convencional e já foi flagrado com um facão de 35 cm, alegando ser por "segurança pessoal".


Neste momento, não poderíamos deixar de lembrar o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. Também um assassinato ligado às questões políticas misóginas e machistas do governo genocida que atualmente preside o país.

Angel então comentou sobre as últimas postagens da mídia: no Twitter eu vi uma reportagem que falava o seguinte: "Na Argentina peritos perdem conteúdo de celular do autor do atentado contra Cristina.
A situação é gravíssima . Há responsabilidades da juíza, do promotor e daqueles que manipularam o celular do acusado", diz o advogado de Cristina Kirchner. Segundo a imprensa local, os peritos encarregados de desbloquear o celular e Sabag Montiel para acessar seu conteúdo, fizeram, "POR UM ERRO", com que o telefone reiniciasse e voltasse às "configurações de fábrica". 
Ou seja: nenhuma informação que existia no celular poderá servir como prova em um futuro julgamento.  O conteúdo era considerado fundamental para averiguação da participação de mais pessoas no atentado E se o ato teria sido premeditado." Se for confirmada a informação de alguns jornalistas, iniciaremos outro processo contra todos os responsáveis por este grande "erro" judicial e/ou  o possível acobertamento agravado, completou o advogado de Cristina. 

Depois de tantas conversas, já um pouquinho  tontas, concluímos que a História ainda nos revelará grandes verdades.

Neste momento, Rochelle perguntou:"E a resposta da questão sobre populismo?

Eu acho que é letra D.

Será? Perguntou Angel. E concluiu: darei a resposta no próximo post do blog SBC.

Antonieta Shirlene


E ela termina com o suspense... e compartilhando conosco outra foto das amigas, rindo da gente... ou melhor, delas mesmas... obrigada querida amiga... aguardemos...


Até a próxima, abraços carinhosos...




6 comentários:

  1. Eu achei esta crônica incrível, excelente, fantástica, maravilhosa, esclarecedora, necessária para a vida de todas e todos da Terra e no espaço sideral, inteligente,leve, bem escrita ,ou seja, imprescindível. Como diz nossa amiga Bebela.

    Antonieta Shirlene
    A autora desta maravilha que vocês acabaram de ler
    P.S: eu sou uma pessoa modesta..

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏👏🍀

    ResponderExcluir
  3. Ou minha velhice está me traindo, ou desses presidentes apresentados na pergunta, apenas o Cardenas, se não me engano Raul, foi presidente do México.

    ResponderExcluir