domingo, 19 de setembro de 2021

Conversas SBCenses: sobre LOUCURA (e AMIZADE)




Paulo Barreto (
João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto; pseudônimo literário: João do Rio), jornalista, cronista, contista e teatrólogo (1881-1921).



Diálogo entre Angel e Rochelle... eu de "butuca":



Angel: Rochelle, li alguns contos do João do Rio e me interessei pela sua biografia. Aí  fui pesquisar e descobri que o seu pai, numa época de recessão, no Brasil e no mundo, há cerca de 100 anos, perdeu o emprego e então foi trabalhar num hospício, no almoxarifado. Depois de algum tempo ele ficou louco. Isso me deixou encucada. Você que entende mais do humano do que eu, me responda: trabalhar em hospício faz a pessoa ficar louca?

Rochelle: Minina... nunca vi isso não... mas tô pensando numa coisa: será que a pergunta não seria "em quanto tempo a pessoa fica louca trabalhando num hospício?" ; outra possível: "foi bom pra essa pessoa ficar louca?". Porque eu tenho pra mim que quanto menos tempo ela ficar louca depois que começar a trabalhar no hospício melhor pra ela, né?

Angel: Você é que é muito louca Rochelle! Eu aqui impressionada com o conto e você mangando de mim!


Rochelle: Angel, você me fez lembrar um grande brasileiro, nordestino: Ariano Suassuna. Ele morreu em 2014 e eu tive a alegria de assistir uma aula-espetáculo dele, um pouco antes da sua morte... e foi ele que inspirou nosso conceito SBCense de vida, no item RISO, rir da vida, da gente mesmo, riso é revolucionário, libertador, desoxida talentos.


Nessa aula-espetáculo ele conta estórias de pessoas num hospício que ele tinha ido visitar por ocasião da inauguração do mesmo. Ele era secretário da Cultura de Pernambuco e estava acompanhando o Governador. O Diretor do Hospício queria mostrar o valor do tratamento pelo trabalho, os loucos estavam todos muito contentes carregando pedras num carrinho de mão. Mas um deles ia de lá pra cá com o carrinho emborcado! Então ele perguntou pro louco: Porque você anda com o carrinho emborcado quando todos os outros estão carregando pedras ? No que o louco respondeu: eu sou louco! não sou burro! se eu virar o carrinho eles vão encher de pedras! Eu heim... não vou fazer isso não! não vou me submeter a essa exploração!

Então Angel, com esse caso do Suassuna você entende o que eu disse? por que quanto menos tempo a pessoa levou pra ficar louca mais saudável ela é!  Podemos refazer sua pergunta: nós, no sistema em que vivemos, somos saudáveis? Pessoas normais são saudáveis? Pessoas adaptadas são saudáveis?

E concluíram: é preciso muito humor, muita alegria e esperança,  para fazer a revolução, para construirmos um mundo melhor, mais humano, mais distributivo, mais justo. Será que Ariano conversava com o Paulo?

Angel: Que Paulo, Rochelle?

Rochelle: Paulo Freire minina! Estamos hoje, 19 de setembro, comemorando os 100 anos desse gênio da EDUCAÇAO LIBERTADORA, que forma o sujeito crítico, contrapondo à EDUCAÇÃO BANCÁRIA, que significa "enfiar" conhecimento pronto "goela abaixo" do educando. Para Paulo, educação é uma construção conjunta, educador, educando, olhar para o mundo, se colocar como sujeito... e por aí vai. Tem gente que tem muito medo do Paulo! Pois é revolucionário!



Angel: claro que eles eram amigos! e o Paulo é, também, um dos mentores do SBC! Eles também estarão no nosso encontro dia 26.setembro lá no Botequim Madureira. 



E eles também estão convidando todas as pessoas que se identificam com esses conceitos: o SBC é um grupo ABERTO, INCLUSIVO, ANÁRQUICO, DEMOCRÁTICO, ECOLÓGICO... E FEMINISTA...  

Valorizamos o RISO, a alegria, o nível de relação de AMIZADE, são as que mais a gente cresce, o SBC acredita nisso... e o SENTIDO ESTÉTICO na vida e nas relações, a arte é transformadora.


Grande LENINE!!! Freiriano e SBCense... também nos convidando.

Aí está o convite, chamem seus amigxs. O SBC estará lá para recebê-los, para cantar, conversar, falar poemas sobre o tema... enfim, rever pessoas queridas.



Até lá!!!

Santuza TU

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário