terça-feira, 19 de março de 2013

SBCenses Internacionais!!!

Nossa!!!
Tô super orgulhosa de nós, SBCenses!!!
Olha só, que maravilha!!! Semana passada inauguramos nossa galeria com Dolores Duran e Chiquinha Gonzaga...
Agora recebo dois SBCenses internacionais!!! E dos melhores!!! Uma coincidência (combinada entre os dois que me mandaram, eles me disseram!), ambos são famosos pelas frases super SBCenses!!! E comentadas!!!
Aí vão, de presente para vocês: Marilyn Monroe, escrito pela nossa super SBCence Alice, que não é a do País das Maravilhas, e nosso querido Fil Roger, que escreveu sobre Oscar Wilde...
Eu fiquei comovida ao ler as duas histórias, espero que vocês também se comovam... e divirtam-se...
E animem!!! Aí, gente, é super divertido escrever, escolha seu SBCenses atual ou histórico, escreva sobre ele e mande prá gente publicar!!!
Carlitos!!! Cadê o seu SBCense famoso? Rosa, qual você me disse que ir escrever?
Estamos aguardando novas personagens SBCenses.
Beijos a todos e todas...
TU


Sou fã de Marilyn Monroe, sempre fui, acho a mulher mais sensual de todos os tempos, a primeira “pin up” (sabem o que é uma Pin up? São aquelas modelos retrô, com maiôs “enormes” que, na época eram arrojados, e em posições sensuais, que também na época eram super avançadas. A mais recente pin up é a modelo da Devassa, sacaram?).

Mas quando fui pesquisar sobre a história de vida da atriz de cinema, cantora e modelo americana Norma Jeane Mortenson (1926 - 1962) fiquei impressionadíssima:  uma criança que conviveu com a solidão, o medo e a insegurança. Uma adolescente que morou em diferentes lares e orfanatos, e que, chegando a ser um dos principais símbolos sexuais de todos os tempos, foi também vítima de abusos sexuais.

Essa é Marilyn Monroe! Recomendo a todos e todas entrarem na Wikipédia, a enciclopédia livre (interessante, livre!!!) para saberem mais detalhes sobre a vida dessa grande mulher que, além de linda e inteligente, superou obstáculos pesados.
Foi criada por babás (que batiam nela com correia) e em orfanatos. A mãe e a avó (que tentou estrangulá-la quando era criança) morreram em manicômios. Não conheceu seu pai biológico, fato que a deixava muito abalada.

Casou-se com 16 anos para não voltar para o orfanato. divorciou alguns anos depois,  o marido não aceitava que ela se tornasse uma atriz. Tingiu seu cabelo de loiro claríssimo e mudou seu nome artisticamente para Marilyn Monroe (Monroe era o sobrenome da sua avó materna e Marilyn o nome mais chique da época).

Uma das mais populares estrelas de cinema da década de 1950. Apesar de sua beleza deslumbrante, suas curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual. Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade, a tornaram querida no mundo inteiro. Ao mesmo tempo que era uma menina frágil e inocente, era uma mulher que chegava chegando, irresistivelmente sedutora. Durante sua carreira, Marilyn atuou em 30 filmes e deixou por terminar Something's Got to Give. Seu nome representa ainda hoje mais que uma estrela de cinema e rainha do glamour, sendo para muitos um ícone, sinônimo de beleza e sensualidade. Alguns dos seus filmes, todos da década de 50: Os Homens Preferem as Loiras,  Torrentes de Paixão, Como Agarrar um Milionário, Nunca Fui Santa, Quanto Mais Quente Melhor, Os Desajustados.

Marylin já era amante de Kennedy muito antes dele entrar na Casa Branca. Kennedy ficou obcecado por ela durante sua recuperação de uma operação na coluna que o deixou imobilizado, quando seu irmão Bobby pendurou, de cabeça para baixo, um poster onde Marilyn vestia um blusa decotadíssima, um short curto e estava de pernas totalmente abertas, em frente à cama do seu quarto. Isso fez Kennedy ficar loucamente atraído por ela (será que isso dá certo???)

O caso entre eles teve início depois de seu divórcio de Joe di Maggio e continuou enquanto ela esteve casada com Arthur Miller. Eles se encontravam na suíte dele do Carlyle Hotel, em Nova Iorque, ou na casa de praia de Peter Lawford, em Santa Monica. O FBI grampeou a casa de praia de Lawford e John Edgar Hoover, o chefe do FBI, usou as gravações para manter seu cargo quando Kennedy tentou demiti-lo. Hoover também insinuou que alguém mais havia grampeado a casa - a Máfia, com que Kennedy cruzara durante as eleições.

Apesar de suas ilusões, Marilyn sabia que Kennedy desejava apenas a estrela cintilante de cinema, não a mulher que era. Ele pretendia livrar-se dela com elegância, pois esse relacionamento lhe prejudicaria perante os poderosos da política. Marylin, então resolveu dar um grande presente a Kennedy, dar a ele um último momento de glória: Em seu aniversário, apareceu na festa inesperadamente e cantou com voz lasciva "Feliz aniversário, senhor presidente". John Kennedy disse: "Já posso me retirar da política, depois de ter ouvido este feliz aniversário cantado para mim de modo tão doce e encantador."

Na premiação do Globo de Ouro de 1962 Marilyn foi nomeada a "personalidade feminina favorita de todo cinema mundial". Pouco tempo depois, na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia. A notícia foi um choque, propagada pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos. O brilho e a beleza de Marilyn faziam parecer impossível que ela tivesse deixado a todos. Ninguém sabe de fato o que aconteceu naquela noite. Ouviu-se o barulho de um helicóptero. Uma ambulância foi vista esperando fora da casa dela antes que a empregada desse o alarme. As gravações de seus telefonemas e outras evidências desapareceram. O relatório da autópsia foi perdido. Toda a documentação do FBI sobre sua morte foi suprimida e os amigos de Marilyn que tentaram investigar o que acontecera receberam ameaças de morte.

Eis algumas de suas frases, filosofia SBCense pura (em vermelho nossos comentários):

Mulheres comportadas, raramente fazem história. Claro, mulheres comportadas apenas repetem a história!

Ninguém nunca disse que eu era bonita quando pequena. Toda menina deveria ser chamada de bonita, mesmo se elas não sejam. Sim! Precisamos de auto-estima!

Se eu tivesse cumprido todas as regras, eu nunca teria chegado em qualquer lugar. Nenhuma de nós!

Todo mundo é uma estrela e merece o direito ao brilho. Claro! Desperte a estrela em você, querida!

Os homens passam, os diamantes ficam. Rsrsrsrs... não somos mais dessa época, nem queremos...a gaiola é de ouro mas não deixa de ser gaiola...

Eu não estou interessada em dinheiro, eu só quero ser maravilhosa. Muito bom!!!

Eu tenho fantasias demais para ser uma dona de casa. Acredito que eu sou uma fantasia. Imagina essa frase nos anos cinqüenta! De alguma forma somos agora o resultado dessa (dessas) mulheres transgressoras!

Não me falta homem, o que me falta é amor. Sim!!!

Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada. Seu lado cético, no fundo uma romântica...

O corpo é para ser mostrado, não para ser coberto. Certíssimo! Deveria ser usada atualmente para combater a violência contra a mulher!

O sexo faz parte da natureza. Eu só sigo a natureza. Rsrsrs... maravilhosa!!!

Nunca falhei com ninguém em quem eu acreditasse. Lição de relações humanas!

Eu me renovo quando fico sozinha. Bom demais! Solidão não é estar só!

Não sei quem inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem muito a esta pessoa. Rsrsrs... mais ou menos...



 

SBCenses queridos e queridas, espero que curtam essa mulher que eu adoro!!! E, para terminar, eu (e mais algumas mulheres lindas que conheço) tentam imitar a pose da Marylin em uma das suas fotos mais lindas, eu aprendi com uma amiga: você joga os ombros um pouco para a frente, dá uma caidinha para a esquerda e uma levantadinha na cabeça e entreabre a boca deixando aparecer os dentes... entenderam??? Rsrsrsrs... aí vai a foto... divirtam-se, não custa nada a gente acreditar que está parecendo!!! Só eleva o ego...

Alice Coelho




 Oscar Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Foi educado na sua cidade natal e mais tarde em Oxford. Lá ele recebe a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 1879, vai para Londres, para estabelecer-se como líder do "movimento estético".

Começou a ter uma vida social bastante agitada, sendo logo caracterizado pelas atitudes extravagantes. Em 1881 é publicada uma coletânea de seus poemas. Em 1882, sem dinheiro, aceita participar de um ano de viagens entre USA e Canadá, a fim de dar uma série de palestras sobre o movimento estético por ele fundado, o esteticismo, ou dandismo, que defendia, a partir de fundamentos históricos, o belo como antídoto para os horrores da sociedade industrial, sendo ele mesmo um dândi. Essa viagem lhe rendeu fama e fortuna.

Em 1883, vai para Paris e entra para o mundo literário local. Volta para a Inglaterra e casa-se com a bela Constance Lloyd em 1884. Oscar e Constance tiveram dois filhos: Cyril e Vyvyan. Mas uma noite, Robert Ross, um hóspede canadense jovem, seduziu Oscar e forçou-o, finalmente, a confrontar-se com seus sentimentos homossexuais que o perseguiam desde a época em que era estudante.

Em Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por "cometer atos imorais com diversos rapazes". Wilde escreveu uma denúncia contra um jovem chamado Bosie, publicada no livro De Profundis, acusando-o de tê-lo arruinado. Bosie era o apelido de Lorde Alfred Douglas, um dos homens de que se suspeitava que Wilde fosse amante. Foi o pai de Bosie, o Marquês de Queensberry, que levou Oscar Wilde ao tribunal. No terrível período da prisão, Wilde redigiu uma longa carta a Douglas, que a chamou de De Profundis.

A imaginação como fruto do amor é uma das armas que Wilde utiliza para conseguir sobreviver nas condições terríveis da prisão. Apesar das críticas severas a Douglas, ele ainda alimenta o amor dentro de si como estratégia de 
sobrevivência. A imaginação, a beleza e a arte estão presentes na obra de Wilde.

Em seu único romance, O Retrato de Dorian Gray considerado por críticos como obra-prima da literatura inglesa, Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas. Já em várias de suas novelas como, por exemplo, O Fantasma de Canterville, Wilde critica o patriotismo da sociedade. Em seus contos infantis preocupou-se em deixar lições de moral através do uso de linguagem simples. O Filho da Estrela é exemplo disso. No teatro, escreveu nove dramas, muitos ainda encenados até hoje. Wilde destacou-se também como poeta, principalmente na juventude. Rosa Mystica, Flores de Ouro são alguns trabalhos conhecidos nesse campo. Foi também pioneiro na criação do filme de drama e no de ação.

No presídio, Wilde produziu, entre outros escritos, De Profundis, o clássico anarquista, A Alma do Homem sob o Socialismo e a célebre Balada do Cárcere de Reading.

Foi libertado em 19 de maio de 1897. Poucos amigos o esperavam na saída, entre eles o maior, Robert Ross (seu primeiro amante... aquele que o “tirou do armário”)

Passou a morar em Paris e a usar o pseudônimo Sebastian Melmoth. As roupas tornaram-se mais simples, e o escritor morava em um lugar humilde, de apenas dois quartos. A produtividade literária é pequena.

O fato histórico de seu sucesso ter sido arruinado pelo Lord Alfred Douglas (Bosie) tornou-lhe ainda mais culto e filosófico, sempre defendendo o amor que não ousa dizer o nome, definição sobre a homossexualidade, como forma de mais perfeita afeição e amor.

Oscar Wilde morreu de um violento ataque de meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis) em 30 de novembro de 1900.
Sua tumba está desde 1950 no Cemitério Père Lachaise em Paris e  foi construída a pedido Robert Ross, que também pediu um pequeno compartimento para seus próprios restos.
Filmes baseados em algumas obras de Oscar Wilde:
  • The Picture of Dorian Gray(1945)
  • The Importance of Being Earnest(1952)
  • An Ideal Husband(1999)
  • Dorian Gray - Pacto com o Diabo(2001)
  • Dorian Gray(2009)
Filme baseado em sua vida: Wilde (1997)

Há pouco tempo vi um filme bastante interessante, “Paris, Te amo”, são várias histórias sobre Paris, cada uma de um cineasta famoso em homenagem à Cidade Luz. O último filme é sobre uma americana meio deprimida, que resolve fazer uma viagem sozinha pela Europa. Em Paris ela visita o cemitério e o túmulo de Oscar Wilde. É lindo!!! Todo em mármore branco e cheinho de beijos vermelhos, as pessoas vão visitar o túmulo e beijam o mesmo em homenagem a essa pessoa maravilhosa, que viveu toda a sua vida orientada pelo sentido estético.

Wilde foi um mestre em criar frases, marcadas por ironia, sarcasmo e cinismo, assim como grandes frases sobre o sentido estético como orientador da vida, sobre a anarquia, sobre as mulheres. Os comentários (em vermelho) são nossos.

A ambição é o último recurso do fracassado. Verdade! Já ouvi também que a arrogância geralmente é a atitude reativa de pessoas com estima muito baixa.

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre. Cínico!

A vida é muito importante para ser levada a sério. A melhor dele, na minha opinião.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe. A segunda melhor, ou vice versa...

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação. Sim, claro!!!

O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo. Maravilha, certíssimo!

O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos. Rsrsrs, não é verdade?

Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal. Outro cinismo rsrsrs

Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza. Rsrsrs...

Um homem pode viver feliz com qualquer mulher desde que não a ame. Canalha!!!

A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também. Sim, sim...

A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo. Yes!!! Olha a pessoa aí, defendendo o anarquismo! SBCense!!!

Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio. Metido!!! Precisamos ser metidos, nem super metidos nem sub metidos... auto estima ao ponto...

As mulheres existem para que as amemos, e não para que as compreendamos. Gênio!!!

Os homens ficam terrivelmente chatos quando são bons maridos, e abominavelmente convencidos quando não o são. Rsrsrs... gênio, de novo!!!

A história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte. FDP...minha “alma feminina me obriga a chamá-lo assim. Minha opinião é que toda mulher tem uma certa ingenuidade, digamos, ontológica. Ou, às vezes, nietzchiana, que dizia “ingênuo é aquele que acredita na própria esperteza”. Nietzche é da mesma época de Oscar, acho que vou convidar a TU para incluí-lo no SBC, ela vai adorar escrever sobre ele.

Ser grande significa ser incompreendido. (Nós!!!)

Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada. (Muuuito!!! Precisamos desenvolver essa competência...)

Muita gente estraga a vida com um doentio e exagerado altruísmo. Isso! Tudo que precisamos ser mais... humanos...


Aí está a pessoa!!! Espero ter passado um pouquinho dessa figura maravilhosa para vocês... ou pelo menos instigá-los a procurar algum filme, ou livro, quem sabe... penso que nossa época é marcada por grandes pessoas de um século atrás. Podemos, agora, nos compreender (e nos inspirar) a partir desses grandes transgressoras. E fazermos história, como eles!

Filipe Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário