sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Das coisas gratificantes da nossa profissão


Primeiro convido vocês a lerem as duas postagens anteriores, a primeira  "Uma nova abordagem terapêutica", de 5 de maio de 23; a segunda "O método TAP Teoria Afeto Prática" de 9 de maio do mesmo ano. Nessas duas ocasiões escrevi sobre como trabalho na terapia (e na vida), como acontece, ou melhor, como podemos aprender o que eu penso que seja mais que um método, poderíamos dizer de um MOVIMENTO que, quando "aplicamos" à vida, à visão - e a prática, ou ação - de mundo, de mim mesmx e das - ou nas - minhas relações, nossa vida vai mudando para melhor - não mais feliz, mas mais livre, mais coerente, mais participativa, mais envolvente, mais divertida até...

Pois bem... chega fim de ano sugiro a todos e todas meus clientes fazerem um TAP do ano, o que aprenderam na terapia e colocaram em prática, e os afetos envolvidos nesse processo. Recebo ótimos "relatórios", o que me alegra de montão... me gratifica, me considero muito realizada com a minha profissão e com exercer essa mudança qualitativa na vida das pessoas.

Escolhi um dos relatórios para mostrar pra vocês esse movimento. Trata-se de relatório de uma mulher de 16 anos, que começou a terapia no mês de fevereiro de 23. Em dezembro, na nossa última sessão de terapia, tomamos um vinho juntas e ela me apresentou o relatório. Me emocionei e compartilho com vocês, com a sua autorização, omitindo seu nome... Espero que compreendam e apreciem o "movimento" que aparece neste relatório:

TAP: A MINHA TEORIA, AFETO E PRÁTICA 

Esse ano foi um ano de muita luta, luta para me entender, reconhecer cada "erro" e colocar em prática as ações que poderiam mudar a forma na qual eu me via, via minhas relações e o mundo. 

Durante esse ano de terapia, o que eu mais notei de mudança foi o quanto eu melhorei em ser eu mesma e saber o meu lugar e principalmente saber que eu quero, eu posso e eu devo. A um tempo a atrás eu me via dominada por um sentimento de culpa e de negação aos meus desejos e vontades, por conta de uma relação que me tirou isso, e ao longo desse tempo, depois de muitas conversas e teorias "santuzianas" eu comecei a entender que esses sentimentos de culpa e de negação, não cabiam a mim sentir, eu não merecia me privar de sensações e dos meus próprios desejos. Comecei a entender que isso não fazia parte dos meus princípios como uma jovem mulher que tem um mundo pra viver ainda, comecei a entender que eu não poderia me permitir viver daquela forma e a cada dia, a cada sessão de terapia, com mil e um assuntos eu consegui, consegui me livrar de um padrão que resistiu comigo mais de um ano. eu não entendia porque de tanto tempo eu me permiti sofrer tanto, mas depois eu vi que eu me coloquei naquela situação de esconder esses sentimentos de culpa e até de raiva por não conseguir viver a minha vida e depois que eu coloquei na minha cabeça que estava tudo bem ter esses sentimentos, eu consegui trabalhar eles para melhorar. E hoje, eu me vejo assim, realizada com o progresso e realizada em me ver com o coração leve, permitindo meu corpo e minha mente de sentir e viver cada sentimento, vivi coisas boas e não tão boas me relacionando com algumas pessoas esse ano, mas só de ter me permitido viver esses momentos com outras pessoas, sem cair naquele ciclo de voltar para quem eu achava que era o único que podia me proporcionar certas coisas foi MARAVILHOSO, um sentimento de liberdade e de amor, amor por mim, por ter conseguido sair de uma coisa que aprisionava meu corpo, minha alma, o meu querer de viver outras coisas e viver outras relações.

Hoje me sinto grata em saber me posicionar melhor, de não aceitar menos do que eu sei que eu mereço e de não me sentir mal por pensar mais em mim.

Uma das minhas grandes conquistas esse ano também, com certeza foi me colocar sempre em primeiro lugar e não me sentir mal ou me sentir egoísta por isso, e isso me trás um alívio imenso, não quero e não vou me colocar mais em situações desconfortáveis para mim, só para garantir o conforto de outras pessoas, meu bem e minha sanidade mental acima de qualquer outra, porque eu entendi que se eu não pensar em mim, ninguém pensa e ter isso em mente de forma tranquila, sem me sentir culpada por me priorizar é maravilhoso.

E para finalizar queria agradecer de todo o meu coração a minha psicóloga e amiga santuza, que me auxiliou da melhor forma possível durante 2023 e que eu espero que possa continuar comigo para viver um 2024 um pouco mais leve.

Você é sensacional!


Nós somos sensacionais!
Descobrir isso, colocar nossas vidas nas nossas mãos,
divertir com a vida...
E construirmos, junt@s, um mundo mais bonito, em
todos os níveis de relação... quanta aprendizagem...
Só tenho a agradecer a todos e todas essas pessoas
maravilhosas que fazem parte da minha vida e me
proporcionam crescer como pessoa.

Abraços carinhosos,

Santuza TU


Um comentário:

  1. Excelente ... Adorei o depoimento da sua cliente.. Parabéns...vc é admirável.. Abraços

    ResponderExcluir