sábado, 19 de novembro de 2022

O BRASIL VOLTOU!!! A piropa também voltou...


O Brasil voltou para o mundo... A piropa voltou para o SBC...

Foi só falar em piropa no post anterior que recebo um monte de considerações, casos, ideias, piropas... e tudo mais...

Como sabem, o SBC ampliou o conceito de piropa: o que era definido, ou melhor, o que aprendemos com o Chico sobre piropa, dizia respeito às relações "íntimas" ou "afetivo-sexuais". A melhor tradução, para a nossa língua, do espanhol PIROPO, seria CANTADA. Me lembro que quando ouvi do Chico essa palavra que eu não conhecia, fui pesquisar no GOOGLE e até encontrei um site "AS PIORES PIROPAS", por exemplo "Qual é o zap do cachorrinho?" ou "Uma flor com outra flor" , essas coisas meio ridículas e sem nenhuma criatividade que (ainda...) ouvimos. 

Então... a propósito do último post, um amigo me manda a seguinte objeção:

- Fui procurar no dicionário o significado de "piropa" é só achei "piropo" com o sentido que o SBC usa. Inclusive vídeos do Chico Buarque também usando "piropo"...

- Sim meu caro amigo... PIROPA seria o "abrasileiramento" da palavra "piropo", que "vem da Espanha", segundo o Chico. Inclusive, na Espanha, me disse há pouco tempo um amigo espanhol, essa palavra tem um duplo significado: tanto de "cantada" quanto também de "assédio". 

- O termo, originalmente, significa "exaltar" os atributos físicos da mulher. "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça". Garota de Ipanema, música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes composta em 1962 e lançada em março de 1964.

- Nos dias atuais, em função do combate ao machismo estrutural, pode-se entender uma abordagem dessa como assédio.

- Há que se diferenciar... e pode estar na sutileza essa diferenciação... 

Mesmo as categorias de músicas, nossa teoria SBCense: músicas de lama, músicas de piropa e músicas libertadoras, vira e mexe as pessoas confundem, me perguntam se essa ou aquela música é lama ou piropa ou libertadora. 

Digo que não existe uma "caixa" para cada categoria... não existe delimitação precisa entre uma categoria e outra... e que a "teoria SBCense" serve, principalmente, para tomarmos consciência das "reproduções" que fazemos de conceitos terrivelmente enraizados, principalmente no que diz respeito ao amor e às relações humanas... conceitos esses que, também terrivelmente, dificultam as nossas relações... e, ainda, percebendo esses "conceitos distorcidos" que vamos internalizando e reproduzindo enquanto objetos da cultura, criamos a possibilidade de atuar, ou seja, nos transformar em "sujeitos", construtores de novos conceitos... novas músicas, novos poemas... enfim, novas relações... mais livres, mais simétricas e mais bonitas.

E mais: costumamos entender as coisas tão "em caixas" que já testemunhamos briga e separação de casal por causa da tentativa de categorização: uma das pessoas achava que a música "Marina" foi libertadora para as mulheres, enquanto a outra considerava, na história, o tanto de mal que essa música fez às mulheres, que tentavam se moldar aos "padrões Marina" para serem amadas. Leiam nossos posts de 3.junho.2021:"Sambas,feminismos e machismos"; de 8.julho.2021: "Novas Conversas: Amélia, Emília, Marina" e o de 17.julho.2021: "Conversas SBCenses: O que dá pra rir da pra chorar". 

Daí a briga "evoluiu" para a micro violência (ou micro machismo)  que chamamos atualmente de BROPRIATING (que é quando o homem se apropria da ideia já expressa e/ou realizada anteriormente por uma mulher)... E a relação evoluiu para a separação... na melhor das hipóteses, pois na pior (e mais comum, infelizmente, ainda), a mulher se cala, se submete, deixa pra lá... essas coisas... E a relação se deteriora, o "infelizes para sempre".  Já conversamos também sobre os micro machismos  em post mais antigo, de 1.março.2016, vale a pena ler (ou reler).


Voltando à ampliação do significado de PIROPA, temos, no SBC, a prática da PIROPA com amigos e amigas e amiges, significando o EMPODERAMENTO, tão bonito e necessário para a vida, entre nós do SBC. Como é bom, gostoso, empoderador, motivador, uma piropa elogio, exercício de admiração, até mesmo uma crítica dada com gentileza, amor mesmo... 
Amigos são AMANTES, por definição, pessoas que se amam... sexo é outra coisa... que pode estar junto... ou não... como diria Caetano...

E como fez o Milton, ao dedicar à sua amiga Gal Costa seu show de despedida dos palcos, aos 80 anos: "A última sessão de música", no Mineirão, em Belo Horizonte, no domingo último,  dia 13 de novembro.2022.

Vejam essa violinha feita em madeira. Conheço as mesmas do Mercado Central, mas esta da foto é mais bonita... porque trata-se de uma piropa entre amigos. Quem me vendeu foi o Seu Zé da Viola, no ônibus. Eu estava indo pra rodoviária e ele já indo pra casa, já tinha vendido 'todas' violas. Ia tomar uma cerva no centro e pegar o 'busão' pra Sabará. Me conta que tem 80 anos e criou 8 filhos fazendo e vendendo as violinhas... gosta de vender no varejo, "no atacado eles pagam muito pouco". 

E eu, de 'inxirida', vou perguntando... e ele me respondendo:  Não tem Whats mas me dá seu número para eu escrever sobre essa história de vida tão rica. E eu pergunto se sobrou alguma violinha, e tenho a sorte de ter sobrado uma. Ele vende por R$20,00... e eu só tinha R$12,00... ai ele me "vendeu" assim mesmo...

E eu disse que iria escrever sobre ele... então ele me passa o Whats da sua filha Karina, que tem um salão no centro...  Já conheci a Karina e ela me manda seu cartão... o salão é na Cidade Jardim (e outro no bairro Floramar) ... muito bom... "O seu novo conceito de beleza".


E Karina me conta sobre o pai: É uma figura! "Ele chama José Quentinho mas gosta de ser chamado Zé da Viola!"

Obrigada pelo bom encontro Seu Zé da Viola!

Concluindo, mais uma piropa bastante interessante que me contaram foi a paquera virtual "tinderiana": Numa certa altura da conversa ele disse que era sapiossexual (definição do google: aquele que é atraído sexualmente pela inteligência, visão do mundo, bagagem de conhecimento... Apaixonado por mulheres inteligentes e femininas - notem na definição do google a reprodução da nossa sociedade machista! Não poderia ser "pessoas" em vez de "homens"? mulheres podem ser, também, sapiossexuais? gays, lésbicas e outros gêneros também?)

Mas ela continua a conversa e diz que não sabia o que significava e que já tinha deletado algumas pessoas do tinder porque achava que sapiossexual era o homem que 'se achava' sexualmente. E disse que tinha ouvido, há pouco tempo, o conceito demissexual, no qual ela se encaixava. Definição do google: a demissexualidade é caracterizada pela falta de atração sexual até que uma conexão emocional seja formada. Não é questão de não querer ter relações sexuais com desconhecidos, mas de não sentir atração nenhuma.

Enfim, concluíram que os dois conceitos tem semelhanças, os 'bons encontros' são afetivo/intelectuais... e podem desembocar no sexo... ou não...

Terminamos com Caetano e Chico cantando O QUERERES... lindo!

E com a super piropa do nosso querido SBCense Tadeu Oliveira:


Até a próxima...

Santuza TU


Nenhum comentário:

Postar um comentário