sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Apreciação do lançamento do projeto: ARTE, PROSA E SAMBA (e convite para nosso próximo encontro)

Foi no domingo passado, dia 22 de agosto de 2021, no Botequim Madureira, da nossa querida SBCense Adriana. Ficará na memória de todo SBCense: FOI LINDO!!!

Nessa conjuntura triste que estamos vivendo, o que mais queríamos era nos encontrar, nos abraçar, conversar, fazer novas amizades, ou seja, praticar o conceito de BEM VIVER SBCense que, embora tenhamos durante toda a pandemia praticado de maneira virtual, sentíamos realmente muita falta do presencial, do calor, do abraço, do olhar, essas coisas... com os cuidados necessários recebemos nossos amigos, os de longa data e os recentes, pois, como sabem, o SBC é aberto, inclusivo, anárquico, democrático, ecológico e feminista... em qualquer ordem de valor que queiramos. 

Praticamos intensamente nossos conceitos, que sempre merecem ser lembrados: o RISO, que desoxida talentos (para a criação, para as trocas humanas e, principalmente, para a vida); o valor das AMIZADES (o nível de relação que o SBC considera mais precioso para o bem viver); e a prática do SENTIDO ESTÉTICO, do belo, do bom pra vida, para além do sentido moral, do certo errado. Consideramos que a vida orientada por esses valores amplia consideravelmente a qualidade. Outros valores vão sendo construídos/acrescentados, a partir destes, e é sobre isso nosso projeto ARTE, PROSA e SAMBA, uma construção constante do BEM VIVER e BEM RELACIONAR.

Gratidão da "diretoria" do SBC a todas as pessoas que foram nos assistir, às pessoas que participaram espontaneamente do projeto, apresentando suas performances poéticas e musicais, todas muito pertinentes ao nosso tema, que faz uma crítica leve na forma e, ao mesmo tempo, profunda no conteúdo, desse sentimento tão cantado em verso e prosa: O AMOR, e de como a arte, enquanto representante da cultura, exerce o duplo papel de nos fazer internalizar e reproduzir conceitos ideológicos de uma época, assim como também permite nos abrir as cabeças e corações para nos transformarmos em sujeitos construtores de uma cultura mais livre, mais bonita, mais simétrica nas relações humanas em todos os níveis: AMOR E POLÍTICA FAZEMOS NA CAMA E NO MUNDO!!! e podemos (e devemos) construir e praticar novos conceitos de amor (e de política!).

Este é o "conceito" do nosso projeto, ou seja, a cada mês trabalharemos (na arte, na prosa e no samba) um tema diferente. Nosso próximo encontro será sobre o tema A AMIZADE, e será no mesmo botequim MADUREIRA no domingo dia 19.setembro.2021. Reservem a data e "preparem seus tamborins" (um texto, uma música, um poema, autoral ou de outro artista, assim como podem levar seus instrumentos e participar conosco), o que cada um animar de fazer, onde o "olho brilha". Assim somos, nós do SBC. 

E queremos registrar, também, que este projeto, vitualmente e/ou presencialmente,  já está sendo realizado em outros ambientes: instituições públicas e privadas, escolas, centros comunitários, coletivos (de mulheres, de homens, outros), sindicatos, praças... rsrs... (praças ainda não, mas é uma boa ideia), para públicos de todas as idades a partir da juventude. Assim como "na garagem, na beira do fogão, na calçada ou na varanda" (essa é uma dica para nosso próximo projeto de conversas SBCenses, começando aqui mesmo, no blog)...     Enfim, trata-se de projeto que "abre cabeças e corações" para a reflexão e uma nova visão de mundo e das relações.  Não tem jeito... para ir melhorando nossa visão de mundo e nossa qualidade relacional temos que desenvolver relações dialógicas, abrimos para conversar, sempre, e muuuiiiitoooo... só desse jeito! De outro jeito vamos nos fechando em nossas "verdades"... tristes verdades, sem nenhuma construção. E, acreditem, conversar e ir construindo novos jeitos de ser, de relacionar e de elaborar um mundo mais bonito pode ser muito prazeroso. 

Para quem não foi no domingo, uma pequena amostra do projeto, no elaboração do tema AMOR:


Essa apresentação fez parte do belíssimo SARAU ARTÍSTICO do I CONGRESSO CRIM: GÊNERO FEMINISMOS E VIOLÊNCIA, do Curso de Psicologia da UFMG, que encerrou neste sábado 28. agosto.2021.  Parabéns às organizadoras e todxs os participantes!

Enfim... Não percam nosso próximo encontro: Sobre a  AMIZADE...

A seguir o convite da nossa querida SBCence Antonieta, "montada" de Angel, conversando com Rochelle, duas "SBCences famosas" (performances divertidíssimas)...


Até lá... saudações SBCenses...



 





8 comentários:

  1. Que projeto bacana, muito proveitoso. Quem não foi perdeu mas não fiquem triste, vem aí o projeto AMIZADE

    ResponderExcluir
  2. Que beleza deve ter sido sim! Gostaria de estar presente. Parabéns ao SBC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos levar o projeto pra Divinópolis clau! Grande abraço

      Excluir
  3. Oi Galera! Nossa muito bacana essa ação da Santuza em promover projetos culturais para nós enriquecer com as artes, e atividades do bem são bsempre bem vindas!estamos mesmo precisando de ações assim! 🤭

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa satusa arte prosa e samba tudo de bom

    ResponderExcluir