segunda-feira, 18 de maio de 2020

BIOGRAFIA


Santuza Fernandes Rodrigues

DSC01344.JPG
Nasci em Salinas, norte de Minas. Mudei com minha família para Belo Horizonte aos 10 anos, para a região da Savassi.

Estudei em colégio de freiras, o Santa Marcelina, e depois fiz o curso normal (ensino médio) no Instituto de Educação. Fiz o curso de Psicologia na Universidade Católica, me formei em 1976.

Casei, descasei, tive um casal de filhos e tenho agora um casal de netos.

Trabalho como terapeuta, palestrante e facilitadora de treinamentos de relações humanas. Desenvolvo projetos na área da Educação, na área da Cultura e da Arte, e projetos relacionados ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher.

Sou co-fundadora e articuladora do SBC (Samba Bobagem Cerveja) grupo de amigxs que realiza projetos sócio culturais: o bloco de carnaval, o mercado das pulgas (doações de roupas para população de rua, abrigos, comunidades carentes e creches), entre outros.
O SBC me incentivou a escrever crônicas, e daí surgiu o blog: sbccoletivo.blogspot.com... e, do blog, o livro “Diário do SBC”, com meu “apelido” de escritora Santuza TU. O livro conta a história do grupo e a construção de um “conceito de bem-viver”.

Minha consciência política ocorreu por volta dos anos 80, a partir da consciência de gênero e das violências sofridas por nós mulheres, desde as mais sutis, as micro violências, até o feminicídio. Me tornei feminista e “política” no sentido mais amplo do termo (“política fazemos na cama e no mundo”).

Me filiei ao PC do B - Partido Comunista do Brasil, onde fui acolhida carinhosamente, me tornei militante política na causa dos Direitos Humanos, dos Direitos das Mulheres, e na causa da Cultura e da Arte.

Participo atualmente do MPM – Movimento Popular da Mulher, do CMDM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e do Comitê de Equidade de Gênero da PBH (plataforma ONU 50/50)

Também participo do Fórum da Cultura Leste em Belo Horizonte. E da diretoria do PSIND – Sindicato dos Psicólogos.

Se você se identifica com essas causas – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, das minorias, combate à violência; Educação, Cultura e Arte -  queremos contar com suas sugestões de ações concretas nessas áreas e áreas afins.

Acompanhe e multiplique nossas idéias!



Obrigada,

Santuza
Figura1.jpg

2 comentários:

  1. Pessoa maravilhosa, cada vez mais admirada por essa pessoa ética, autentica e amorosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela sua caminhada nesta vida,por seu trabalho,sua opção de ajudar aos que mais precisam.Deus te abençõe !!!

    ResponderExcluir