sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PIROPA MUSICAL



Carlitos  Brasil 


Aprendi que música é arte e ciência: é arte pois expressa emoções/sentimentos através dos sons e ciência pois obedece a leis físicas.
Aprendi, ainda, os elementos da música:
A Melodia, que é a sucessão de notas musicais, por exemplo, os sons de uma pessoa cantando: La La La La La La La... não deixe o samba morrer...
A Harmonia é a combinação de notas musicais tocadas simultaneamente, respeitadas as regras musicais.
E o Ritmo, que é a pulsação, variável ou não, dentro de um espaço de tempo, e que pode definir o gênero musical: ritmo de samba, ritmo de choro, ritmo de rock...
Tudo isso para aplicar em vocês a letra da música do nosso grande compositor SBCense, a mais nova safra do samba de Minas, da melhor qualidade. Espero que estejamos logo logo  todos e todas cantando esta aula de música e de piropa.
Vejam bem, o próprio Carlito me confessou que ele pensou em colocar o nome da música “Piropa Musical”, olhem se não é uma grande piropa!!! Mas ficou outro nome:

Amor em Pauta
Autor: Carlos Magno Caetano (Carlitos Brasil)

Eu subo e desço na pauta
Costuro uma melodia
Pulando de nota em nota
Te vi sambar na harmonia.
É no compasso do choro
Que sigo teus passos, quero te alterar
Uso bemol, sustenido,
E depois um bequadro pra normalizar.
A pausa é providência,
Segura um tempinho
Que é prá respirar.
Então vem no contratempo
Dentro do andamento
Pode até improvisar.
Vou de linha em linha,
E também nos espaços
Não tenho dó si mi fá lá
Que o sol ré lá tua fá si.
No tom dessa brincadeira
É menor a tristeza e maior alegria.
A clave prá tua armadura
É cantar pianinho em forma de poesia
Meu bem não fique com fusa
Que a figura é mínima prá não complicar
E na composição
Eu uso fermata pra te sustentar.

Não é linda? Confesso que alguns termos da música eu não sei ainda, mas que não ia ficar alterada com um bequadro!!! Quem não vai parar de respirar (ou soltar um suspiro no contratempo)!!! E quem não vai ficar felizinha d+ e se desfazer de toda armadura com essa fermata!!! Não precisa entender, é só sentir...

Beijos Carlitos,  o SBC agradece e fica feliz com a sua música.

                                                 Texto: Santuza Tu




                                      

2 comentários:

  1. Nunca tinha visto essa publicação kkkkkk gostei da análise, Santuza. Acho que pode ser mesmo um exemplo de piropa rsrsrs
    Aqui interpretada por minha irmã 👇🏾👇🏾👇🏾 Solange Caetano
    https://youtu.be/23ya7Q92NQQ
    😉😉😉

    ResponderExcluir