sábado, 22 de setembro de 2012

Fragmentos:

                                        

                               Nossa reunião do dia 12/agosto/2012, dia dos pais

      

                                                              



15:00 horas
Eu chegando... 
Estava marcada nossa reunião para 14 horas, mas é uma característica do SBC começar umas duas horas depois. Não tinha almoçado ainda, pedi pro nosso querido Robinho uma cerva e um tira gosto e lá me sentei debaixo das árvores prá esperar o pessoal ir juntando. Estava mais observadora do que de costume, haviam algumas mesas ocupadas ao meu redor, a mais próxima com um casal e um neném de colo. Pensei: o SBC é inclusivo, prá toda idade, pois é uma filosofia de vida que valoriza amizades, alegria, música, o sentido estético. Me lembrei que já tivemos uma menina linda de uma 9 anos cantando Dona Aranha (a Dona Aranha subiu pela parece, veio a chuva forte e a derrubou). Lembram? Todo mundo acompanhou e ela ficou orgulhosíssima!!!


 


                                               Foto: "Um dos nossos Felipes" e Santuza Tu 


15:30 mais ou menos
Outra mesa!
Duas moças e dois rapazes, amigos conversando. 
Aí uma delas contou do caso que tinha visto na TV. 
Era um diálogo entre Cinderela e Branca de Neve. 
Príncipe encantado é uma merda, dizia Cinderela. 
Fica barrigudo, desleixado, vai caçar todo dia...  
Branca de Neve: você tá reclamando de barriga cheia, e eu que tenho de agüentar aqueles 7 cotocos FDF!!! Surreal...



   http://mundomulher2.blogspot.com.br/2010/10/faleen-princesses-de-dina-goldstein.html
 
 15:45... 
Outra mesa, papo sobre igrejas, uma pessoa comentou que ficou sabendo que uma igreja estava vendendo “A Rosa Santa de Aroeira”(???), outra a “Água de Jerusalém”, e uma outra  “o spray prá espantar capeta”(!!!); outra pessoa disse que tem uma igreja que distribui envelopes de cores diferentes (para serem recheados com grana), de acordo com o que a pessoa quer obter (casa, geladeira, carro, ...); uma terceira pessoa então disse “... o melhor que tá tendo é a linha direta com Deus,  não terceirizar...
Lembrei-me de uma música do Chico Cesar, um namorado me aplicou o Chico Cesar (mais um Chico pro SBC) há mais de 10 anos, e especialmente essa música nunca esqueci, chama-se Perto Demais de Deus. Só um pedaço: ... Cristo assim perto demais,
Cristo já é um de nós, Carne e osso pão e vinho. Tem gente que não deixa Deus em paz,
Tem gente incapaz de viver sem deus, E o trata como um funcionário seu.
Deus me livre, Deus me guarde, Deus me faça a feira. Cristo dentro da carteira, Dez por cento rei dos reis, Cristo um conto de réis, O garçom não a videira...
...Essa gente é o diabo e faz da vida de deus um inferno...
Entrem no Google e ouçam, vale a pena, nunca vi tocando em rádio, tenho vontade de parar naquela avenida perto da Raul Soares e botar o rádio do carro de toda altura o dia todo tocando essa música, será que sensibilizaria a pessoas a porta da igreja?
       

                                             

16:30 mais ou menos...
O povo começa a chegar... todo mundo alegre, compartilhando alegrias e problemas, sinto uma força que emana do SBC, das amizades... pessoas novas, pessoas antigas que estavam ausentes, que saudades da Polly, como ela tá linda!!! E forte!!! Início dos ensaios... nosso repertório está bacanérrimo, marchas, depois sambas, nosso Diretor musical tá beleza, nossa Diretoria musical Tb, levou pasta nova com as músicas...




                               
17:45...  
Novos instrumentistas, repertório inédito, Chico Buarque, as melhores...

Lá pelas 19...
Discussão sobre as organolépticas curativas da pinga. 
Sabem de que se trata? 
Nem eu!!! 
E toca no ré, sem dó, e toca ni mi sem dó... (ouvi isso!!!)

E lá pelas tantas... Teve um bate papo sobre os negros e negras, estava meio polêmico, não entendi direito, tinha umas falas de admiração à beleza da raça, ao mesmo tempo uns papos que pareciam uma tentativa de objetalização dessas pessoas, como são sutis esses mecanismos! Lembrei-me dessa frase do Boaventura Souza Santos sobre os negros: “Temos direito a ser iguais quando a diferença nos inferioriza e temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”.

                                         Foto: Janaina Lages e Rafaela

Umas 10:30 
Fim do encontro... ô dó... a turma dos fortes resolveu esticar na Casa. 
Eu também... lá encontramos com a turma das mulheres maravilhosas do Tizumba, entre elas a Eneida, grande amiga. 
Ai eu fui apresentar: Artur, esta é Eneida, aí o outro disse: quem, Fúria Negra??? Já tava nesse nível... a Eneida morreu de rir.

                                                     
                       
Acho que fui embora a francesa umas 2:30 pra 3 horas. 
Enfim, 12 horas seguidas de encontro, isso já é maratona... e das melhores... é uma honra e um orgulho e uma alegria pertencer ao SBC...
Beijus

                                                                       Texto: Santuza Tu



Um comentário: