segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

UMA NOITE SEM ÁLCOOL

 

CENÁRIO: Pôster do Cartola, máquina de datilografia anos 60,  chapéu de bruxa, muitos livros... e o pilão... e o grande brinde: "À vida! Aos amigxs!"

A RECEITA: esprema um limão e acrescente umas folhas de hortelã; bata com um pilãozinho, não o da foto, como queriam alguns.
Se não tiver o pilãozinho bata com o cabo de uma faca... bata de qualquer jeito, mas bata, ou melhor, macere...  levemente para não amargar, apenas para liberar aroma e sabor ... amasse; acrescente acuçar refinado, água com gás, gelo... e decore com folhas de hortelã e uma rodela de limão ... 
Esta é a receita de Jani, grande bar woman - nós do SBC adoramos encher a bola de todos nós, até por puro interesse -  do famoso mojito, coquetel cubano famoso por ter sido apreciado pelo também famoso escritor Ernest Hemingway  (“O mundo é um bom lugar e vale a pena lutar por ele"). 
Ai você acrescenta o rum - cubano, branco - quanto você queira... ou não acrescente, como fizemos.

E a grande aprendizagem da noite, fora as outras (trocas, amizades, crescimento mútuo): 
A PRÁTICA DA SOLIDARIEDADE NOS ENCHE DE ALEGRIA E PRAZER; 
E outra aprendizagem, fundamental para o bem viver: A PRÁTICA DE ABERTURA PARA AS DIFERENÇAS, ESSAS SÓ NOS FAZEM CRESCER!!! 
O que é do humano não nos assombra...

Tínhamos planejado desde dezembro esse encontro, para acolher amigue que tinha feito cirurgia pesada e estava sem beber... e experimentamos - nós do SBC que adoramos uma cerva, praticar  o "não dependemos disso para curtir"... pois não é que deu certo!!! 

Os drinks estavam de-li-ci-o-sos!!! A conversa, então, nem se fala... grandes trocas:
- Começamos pelo cinema - A ARTE SALVA! 
A arte é democrática, é inclusiva, une as pessoas, a arte abraça a diversidade. Por isso é que a arte é uma ameaça ao autoritarismo, ao fascismo...  E a arte oportuniza ótimas conversas. 

Tem gente que começa a contar o filme e vai até o final! Ela não só recomenda, ela conta em detalhes!
A empregada, longa-metragem de Paul Freigthriller psicológico adaptação do best-seller de Freida McFadden, conta a história de Millie Calloway, uma jovem com um passado turbulento que busca um recomeço, então se candidata para trabalhar como empregada doméstica. Ela é contratada por Nina  e Andrew Winchester, um casal milionário e perigoso, mas o trabalho se mostra muito mais difícil e sofrido do que imaginava. Nina sabota todas as tarefas da casa, conta mentiras sobre a filha e tortura o marido com chantagem psicológica, mas Millie aceita tudo de cabeça baixa por empatia com Andrew e porque acredita que não conseguirá oportunidades melhores por causa de seu histórico problemático. No entanto, com o tempo ela descobre que os segredos da família Winchester conseguem ser bem mais sombrios e perigosos do que os seus.

Pagamos só meia... e serviu de pré-texto para conversarmos sobre a questão de gênero.
Daí lembramos de Judith Butler ... Feminismo e subversão da identidade - sexo/gênero/desejo. O título já nos traz ótimas conversas:
- Pra começar, uma distinção entre sexo e gênero é de fundamental importância para ampliarmos nossa compreensão sobre assunto tão tabu na nossa cultura: 

Butler distingue sexo (uma "facticidade biológica") e gênero (a "interpretação ou significação cultural daquela facticidade)". Argumenta que o conceito de gênero é melhor entendido como performativo, o que presume a existência de uma plateia social. Também defende que as performances femininas são forçadas e reforçadas por práticas sociais históricas. Para Butler, o "script" da performance de gênero é transmitido sem esforço de geração em geração na forma de "significados" socialmente estabelecidos: Butler afirma que o "gênero não é uma escolha radical ... [nem é] imposto ou inscrito no indivíduo". Dada a natureza social do ser humano, a maioria das ações é testemunhada, reproduzida e internalizada e, assim, assume uma qualidade performativa (ou teatral). 

E reportamos a posts do blog, de conversas de setembro de 24 - sobre amor, sexo e gênero: refletimos, a partir de Butler, as inúmeras identificações de gênero que podemos fazer, ou seja, uma linha entre feminino e masculino que deve ir de 0 a uns 30 a 40 tipos... e escolha de sexo, ou seja, quem escolhemos como parceirx para nossas relações afetivo-sexuais. Exemplos: um homem gay namora - fica - transa - com um homem  trans; uma mulher trans gosta de transar com homens gays... e assim vai... porque isso é de fórum íntimo! e a hétero normatividade é histórico cultural!

Repetimos: o que é do humano... não nos assombra... 

E chegamos ao conceito de autenticidade, aquele de AlmodÓvar: "Quanto mais eu me aproximo daquilo que sonhei pra mim mesmx".

E tínhamos entre nós grande cineasta!  o filme A HISTÓRIA DAS TRÊS MARIAS está no youtube, completo, lindo! Nada melhor do que conversar - e assistir, e conversar...  - filmes brasileiros - nos servem como memória, contar nossas histórias... conversar sobre nossas histórias ...

 https://youtu.be/6ooSmmZWr4c?SI=tRdACM_slv351LiC

Ai já tínhamos bebido todas!!! e já estávamos chapadérrimxs!!! sem nenhum álcool! teve gente que queria beber o detergente, pois parecia com uma batida de leite condensado:

E riamos muito...

E cantamos muito também... ótimas performances, interpretações fabulosas, os tons era que não eram os mesmos, cada um no seu tom ... não vejam o vídeo... ou vejam, e riam.

https://youtube.com/shorts/0mAv726ADuQ?si=Ldex2P67wEIJHzxM

E a noite acabou com nosso  receio de algum vizinho apagar a luz no apartamento, pois isso já aconteceu uma vez... e terminamos a noite à luz de velas, naquela ocasião. Nessa quarta "xs delinquentes" desceram o elevador cantando e ouvi daqui de casa, ainda cantaram na rua... e brindei "À VIDA", "Aos amigos e amigas e amigues"... 'Quem tem amigo tem tudo!'

Vocês já viram unhas tão maravilhosas? É de uma pessoa autêntica...

Abraços carinhosos a todas todos e todes...

Santuza TU


2 comentários:

  1. Que delícia ter vivido esse momento maravilhoso ao lado de todes vocês e mais maravilhoso ainda reviver cada momento dessa noite através dessas palavras ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ter vivido esse momento maravilhoso ao lado de todes vocês e mais maravilhoso ainda reviver cada momento dessa noite através dessas palavras ❤️❤️❤️❤️



    Nossa acho que já vi essa mão aí hem 😆😆😆😆

    ResponderExcluir