Confirmando: a parte "B" do SBC é muito boa!!! e nela estão incluídas tanto os papos mais profundos, decisões, pesquisas antropológicas, essas coisas, como os casos mais divertidos, as piropagens (ver post de 26/janeiro/2012) e outros assuntos que fazem a gente morrer de rir, pois rir muito faz parte do conceito SBCenses, a vida não é prá ser levada muito a sério, assim como "Bobagem é coisa séria, muito séria"... Incluídas também (e se incluindo...) novas pessoas, maravilhosas, super SBCenses. Assim como ausências sentidas... fazer o quê...
O propósito da reunião foi decidir sobre nosso Carnaval de 2015, e a mesma foi muito bem sucedida nesse quesito mas, claro, não sem os casos divertidos: começamos por relembrar a criação do SBC e nosso querido inspirador, o César, o da dança do acasalamento... veja nosso post de 18/janeiro/2012. Depois lembramos nossos slogans, o preferido: "Tem gente que não presta prá nada... são as melhores pessoas", este traduz na essência o conceito SBCense: um grupo de amigos... aberto, inclusivo, democrático, anárquico e ecológico... e reafirmamos o propósito de levar o conceito SBCense a todos os níveis de relação: desde o afetivo/sexual até o exercício de cidadania, tudo passa pela filosofia de vida SBCense: a leveza, o compromisso com a vida, a alegria, o combate a qualquer tipo de preconceito... e por aí vai... tudo regado, além de cerveja (e refri, e água, prá quem não tá na onde de álcool e tá super feliz também...), de uma cachaça que dessa vez não era de Salinas mas de Belém do Pará, um "aguardente de canas composta com Jambu". Trata-se de uma folha, muita comum naquela terra, que imprime à língua uma espécie de ardor delicioso, um "barato" ótimo que dá vontade de botar a língua prá fora... e rir... e tomar mais... e procurar algo para tiragosto... e por aí vai... é uma coisa deliciosa, diferente, divertida, dizem que afrodisíaca... enfim, super SBCense... tem gente que tomou muuuiiitooo. Lembramos encontros maravilhosos, particularmente dois deles: aquele da confecção de chocalhos, depois passei uma semana tirando grãos de arroz dos reguinhos dos tacos, casa antiga é assim, o sinteco tem reguinhos e um quilo de arroz da confecção dos chocalhos ficaram dentro deles... ow trabalho soh... mas valeu a pena; e aquele outro encontro em que fizemos muita bagunça e lá pela madrugada algum vizinho foi na garagem e desligou nossa luz... então enchemos a casa de velas e continuamos até o dia amanhecer... todo mundo dormiu pelos colchões e pelo chão mesmo... e, no dia seguinte, fizemos um mutirão de faquinhas retirando as ceras das velas no piso da casa toda... em uma hora a casa já estava "um brinco", limpinha...
Destaque para dois casos divertidíssimos: o caso da nossa SBCense distraída (é o que mais tem no SBC, ou melhor, não somos distraídas, somos apenas pessoas que, às vezes, agimos num mundo e estamos em outro... simples assim). Então, a pessoa viu a porta do prédio aberta e foi entrando, aí viu o salão de festa aberto e pensou, a Tu deve estar fazendo a festa aqui... e entrou na festa e ficou por lá... algum tempo depois é que ela sentiu falta da Tu e resolveu perguntar, foi aí que disseram prá ela que não era a "festa da Tu", essa festa era mesmo na casa da pessoa... foi aí que ela subiu, de escada mesmo prá não durar mais nem um pouco na festa do salão... ainda bem que ela não resolveu abrir o vinho que tinha trazido!!!... acho que o caso foi mais ou menos assim, alguma coisa lembro, outras invento prá completar o caso... Tem um outro caso ótimo, contado por uma amiga de um ausente, caso de nível 5 de alcoolismo é super SBCense: o cara pegou uma carona com amigos prá ir prá casa, numa camionete, e deitou na carroceria, e dormiu!!! o carro parou, ele acordou... aí achou que tinha chegado e pulou da carroceria, na rua... era só um semáforo, abrindo o mesmo o carro foi embora... e o cara ficou lá... de bobeira... kkk... muito panguá...como se não bastasse, a pessoa pegou o celular prá ligar... aí o celular caiu num bueiro!!! depois de receber ajuda de um mendigo que estava pior do que ele e, claro, não conseguirem tirar o celular do bueiro, a pessoa chama o corpo de bombeiro!!! e fica esperando... pois não é que chega mesmo!!! uma duas horas depois... e conseguiram tirar a referida coisa do bueiro, em estado lastimável de sujo, porém funcionando... então a pessoa vai prá casa e enfia a coisa na pia prá lavar... aí, então, a coisa parou de funcionar... o que não se faz em nível 5... já filosofamos sobre os níveis de alcoolismo... leiam post de 5 de março/2012.
E, segundo caso, também lembramos de outra filosofia bacanérrima que ainda não foi registrada: trata-se da questão histórica da submissão feminina, quando foi lembrada uma de nossas grandes inspiradoras, Simone de Beauvoir. Pois vocês sabiam que a Simone cita, no seu livro "O segundo Sexo, livro 2: A experiência vivida" (tem também o livro 1: Fatos e Mitos, livro de cabeceira de toda mulher que deseja se conhecer e à sua história) o fato histórico que, de alguma forma, contribuiu para a submissão da mulher? Em alguma época mijávamos em pé!!! Aí alguém "inventou" o vaso, e deve ter estabelecido que a mulher mijaria sentada e o homem em pé!!! É a tecnologia contribuindo para a evolução... ou o retrocesso. Daí ficamos a noite inteira tentando restabelecer esse "direito" da mulher mijar em pé... assim como do homem mijar sentado, se ele quiser!!!... e "inventamos" (fizemos vários desenhos, ou melhor, nosso design o fez) um "vaso" que trouxesse a comodidade necessária a isso (os banheiros masculinos não são equipados com os "vasos para a mijação do homem"???). Tem também o famoso "funil", parece um coador de café de papel. Aí, alguns dias depois, recebo deste mesmo design um mail me contando que o invento já tinha ocorrido... pena... mas valeu aquela noite...
Presença nova e maravilhosa na nossa reunião: Eduardo Pio, compositor e cantor, nos apresentou um samba rock bacanérrimo: "Magnífica", se refere às mulheres maravilhosas de todos os tipos, fora dos padrões de beleza, idade, peso, altura, cor... tudo... super SBCense!!! e o SBC está convidadíssimo a participar da gravação do clip dessa música, que será no dia 8 de dezembro num bar do Prado e terá a participação de magníficas do SBC.
Bem, vamos então ao RELATÓRIO TEMA CARNAVAL 2015. Várias decisões importantíssimas:
1. Nosso Diretor de Som, Fil, relata participação na reunião da Belotur na quarta dia 12/novembro, quando, entre outras coisas, fomos "apresentados" ao COP (Centro de Operações), que reunirá durante o carnaval, além da Belotur, a SLU, Defesa Civil, BHTrans e outras instituições que farão monitoramento e cuidarão da segurança no carnaval. Vamos ver se funcionará, esperamos que sim... Outra coisa importante: o prazo para cadastramento: 30 de novembro... estamos em cima da hora. E recebemos o convite para adicionar no Facebook à União dos Blocos de BH, importante para ficarmos por dentro dos acontecimentos do Carnaval e da movimentação de outros blocos.Teremos ainda outra reunião no mês de dezembro, gostaríamos de contar com participação de SBCences.
2. Assunto importantíssimo: por decisão unânime dos presentes, a mudança de local e percurso do nosso bloco. Iremos para o Bairro Aparecida, por sugestão da nossa Diretoria de Percussão (Carlitos e Sol). Local e percurso a ser definido imediatamente, em função do cadastro na Belotur, a cargo do Carlitos e do Fil. Teremos, ainda este ano, um ensaio geral, lá pelo meio de dezembro, quando seremos informados do local/buteco/base de onde sairemos e percurso, provavelmente voltando para o local/buteco/base/APOTEOSE, onde ficaremos nos divertindo até o sol raiar... sairemos, como de sempre, na terça de carnaval... talvez lá prás 15 ou 16 horas.
3. Foi sugerido o "casal 20" Elaine/Olavo para elaborar e executar projeto que cuidará do "processo de migração" do Padre Eustáquio para o Aparecida.
4. E foi, também, nomeada a nossa Diretoria de Eventos e Marketing (chiquérrima!!!). Nossa querida SBCense Alice Maravilha, que fará (e executará, com auxílios preciosos de outrxs SBCenses interessadxs) projeto para arrecadar "Fundos para nosso SOM", assunto preciosíssimo que será, definitivamente/provisoriamente, resolvido para o ano de 2015. Logo, logo teremos datas estabelecidas para ENSAIO/LANÇAMENTO DO PROJETO, entre outros assuntos SBCenses... E, claro, definições para ENSAIOS, assim como OFICINAS DE PERCUSSÃO, que acontecerão durante todo o mês de janeiro, pois no carnaval ano que vem será o meio de fevereiro!!! AH, temos convite (a ser confirmado) para pré carnaval em Contagem e Ouro Preto.
5. E, por último, nossa Presidenta contou seu sonho, como já tinha começado a contar no convite/evento: "...pois é sonhei que nós estávamos ensaiando uma coreografia dentro do "TEMA" para o carnaval 2015, acreditam??? Acordei impressionada com o tema, parecia "nada a ver"... mesmo assim fui pesquisar no nosso "Grande pai": o GOOGLE (meu pai dizia "pai dos burros" do dicionário, agora é o Google)... pois não é que o significado da coisa tinha absolutamente TUDO a ver com carnaval, com SBC, com vida!!! Não vou contar... só no domingo... e aí submeteremos à apreciação/construção de todxs..."
Aí a pessoa, prá fazer mais suspense, leu o tal do "significado do bicho" que ela encontrou no google, para as pessoas "adivinharem" qual bicho:
" Ele possui qualidades que lhe dão um simbolismo do andrógeno. Também possui associações fortes com a escuridão e a obscuridade enquanto criatura da noite. Em termos Cristãos, é visto como "o pássaro do diabo", uma encarnação do Príncipe das Trevas. Apesar de inofensivo, a associação que fazemos com ele tem sempre uma conotação terrível. Há uma grande relação com a magia negra e bruxaria por sua aparição a partir do entardecer. É um modelo do símbolo do terror, desgraça e mesmo a morte. Em Dante, Satã se parece com este animal, no mais profundo dos infernos. Acredita-se que quando eles voam pro alto e depois descem rapidamente, é chegado a hora das bruxas.
É visto por alguns como um símbolo contraditório de felicidade e longa vida, na China; enquanto possuem um significado muito semelhante ao do dragão e do hermafrodita na alquimia ocidental. No Xamanismo eles são símbolo de renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas, transformação e renovação. Possuem uma história longa associada à morte e renascimento por sua natureza noturna e sua habilidade de ver no escuro. Os iniciados do Xamã passam por um ritual de morte onde eles encaram seus medos e renascem sem suas velhas identidades. O remédio deste animal nos ensina a liberar os nossos medos e qualquer outro padrão que não se encaixa mais em nosso crescimento. Portanto, eles significam perturbações, demônios, mas também pode ser o livrar-se de velhos hábitos que não mais se adaptam a seu novo crescimento.
Por ser um animal que habita as cavernas, consideradas uma passagem para o domínio dos imortais, foi associado à longevidade ou imortalidade. No Extremo Oriente, é tido também como símbolo de felicidade. Entre os maias, era uma das divindades que encarnavam as forças do mundo subterrâneo, era o senhor do fogo, destruidor de vida e devorador de luz; assim como entre os mexicanos era igualmente uma divindade da morte.
Na África, uma tradição iniciática dos fulas, apresenta uma ambígua significação esta animal: o dom da perspicácia ou cego para as verdades. O primeiro por ter a propriedade de enxergar no escuro e o segundo por ver as coisas de cabeça para baixo, ao contrário do que deve".
Esta foi a leitura do "significado do bicho" que, depois de poucos chutes (águia, papagaio,...) do meio para o final todo mundo já tinha sacado:
E as ideias já começaram a surgir: cores preta (do morcego) e laranja (do SBC); uma máscara preta com um coração vermelho no meio; todo mundo de batom vermelhão... ótimas, todas elas... todo mundo não, quem quiser, sabemos que o SBC é contra a padronização e a obrigação... ideias para a música/marchinha 2015... para os estandartes novos, sendo que os anteriores devem ir também (cadê nosso primeiro estandarte??? aquele lindo???), assim como as músicas anteriores... e assim foi... aprovadíssimo, nossa Diretoria de Arte já está trabalhando no tema.
E, por último, já criamos o slogan para nosso Carnaval 2015, inspirado no morcego, contrário aos padrões e melhorando o mundo, sempre... super SBCense:
"Vendo o mundo de cabeça prá baixo"
Acho que é isso... quem quiser acrescente... quem quiser se inclua... e vamo que vamo...
beijos a todxs, até a próxima...
TU
Ah, um lembrete importante: nosso grupo SBC no face acabou. Agora nossa comunicação é através do face SBCcoletivo, quem ainda não é amigo, por favor, adicione o SBCcoletivo que ele aceita....
Tú, adoreiiiii....li td, estou morrendo de saudades! Não se esqueçam de mim, tá? bjs.RÔ (Rosa), Rosária!
ResponderExcluirOI RÔ!!!! tá dentro, querida!!! fique de olho, teremos ensaio ainda este ano, viu? em dezembro... beijos carinhosos... TU
ResponderExcluir