O Movimento do Graal é uma organização internacional de mulheres comprometidas com a transformação do mundo em uma comunidade de justiça e paz. Trata-se de movimento ecumênico, cultural e social e está presente em mais de 20 países, com status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU desde 1998.
Fundado na Holanda em 1921 pelo Pe. jesuíta Jacques Van Ginneken, o Movimento do Graal no Brasil iniciou suas atividades no final dos anos 40, tendo como elemento central da sua existência a vida das mulheres, a espiritualidade e a justiça social.
o Graal cultiva a cultura de cuidados para o nosso planeta e sobretudo para a vida das mulheres.
Lema: Sempre igual, nunca a mesma.
"Atuamos na mobilização e no fortalecimento da organização de mulheres para que se tornem protagonistas nos diversos espaços em que estão presentes de forma a provocar a transformação das relações sociais tanto no espaço privado quanto no espaço público. Estamos envolvidas também com iniciativas de cuidado e proteção em relação às situações de violência contra as mulheres. A nossa estratégia de atuação está fundamentada na concepção metodológica da educação popular, combinando o processo educativo com as ações de incidência das mulheres sobre o estado e a sociedade. Está alinhada com a luta do movimento feminista, percebendo o patriarcado como um sistema de todas as opressões, que oprime as mulheres, a humanidade e a natureza."
E ontem, domingo, dia 25 de junho, tivemos no Graal a inauguração da Biblioteca Lalá Diniz. Como todo evento desse movimento, tivemos, além das comidinhas sempre gostosíssimas, os bons encontros:
Falamos do SBC, da nossa história e dos nossos projetos, e cantamos... e conhecemos nossa querida CLEU - Cleudes Pessoa, que mora atualmente em Brasília e representa do Graal por lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário