segunda-feira, 24 de maio de 2021

CONTINUANDO NOSSO ASSUNTO "TRONCOS"

Em 20 de março deste ano publicamos nossa exposição fotográfica "TRONCOS", veja nosso post dessa data, lindíssima "exposição virtual" que rendeu muitos comentários... obrigada a todas as pessoas que leram, viram a exposição, e comentaram.

Pois continuamos a tirar fotos, que eu queria acrescentar, porém, renderam novas conversas, novas reflexões, que merecem outro post:

A impressão que temos é que, quando estamos atentxs a determinado tema, a gente "presta mais atenção", "foca" o tema e, portanto, começa a "ver" mais... já repararam, por exemplo, um casal, ou uma pessoa (mulher ou homem) , quando estão (ou está) grávida (ou grávidos), o tanto que a gente vê mulheres grávidas? parece que o mundo todo está grávido! depois que passa prestamos menos atenção, e "vemos" menos", não é? 

Daí o assunto:

"O OLHAR"

Primeiro, as(os) poetas dizem :




                                                                     



                                                                                                        


                                                                          



LINDAS E LINDOS!!! OBRIGADA!!!

Já sabemos e praticamos: a arte nos proporciona olhar o mundo e as relações orientadxs pelo  sentido estético, o que abre nosso espírito e cria a possibilidade da construção de um mundo melhor, mais bonito...

Mas o nosso foco é a continuidade do olhar para os troncos... e fizemos mais fotos... e descobrimos troncos que se abraçam...

                                    

                                                                                  

 E descobrimos troncos tridimensionais...


                                              

                                                                         


E captamos "famílias" felizes passeando entre os troncos...



E captamos o que poderia ser "mensagens" de marcianos em troncos... (estávamos sóbrios... e não fomos abduzidos...)





E descobrimos amigos que, também, "olham, e veem, e enxergam" coisas lindas na natureza... e gostam de registrar.


Este é o Sanoh Fermal, que trabalha lá pros lados de Rio Acima, perto de Belo Horizonte,  em Minas gerais, e que se entusiasmou com nossa exposição, e teve a generosidade de nos mandar fotos feitas por ele dessa região, de árvores, flores, cachoeiras, paisagens... lindas. Aí vão algumas:
 







Por último, as duas a seguir, que ele descreve assim: "Essas são fantásticas! Aproximadamente 80 cm de altura e, sabe-se lá, quantas centenas de anos de idade!!!"




Obrigada por compartilhar, amigo!

E o nosso querido fotógrafo SBCense, Juraci Bergamini, além das fotos anteriores ao Sanoh, termina nossa exposição com uma árvore que nos pareceu bastante "sofrida", reparem no seu tronco...



Árvores crescem, dão frutos, são tristes, alegres... árvores sofrem... árvores cuidam umas das outras, árvores nos ensinam a beleza da vida...

E continuamos as conversas SBCenses sobre "o olhar":
  • Nós não somos educados para olhar observando, pensando o mundo, a realidade, nos pensando. Somos, sim, educados num modelo autoritário, estereotipado, que produz uma certa cegueira, uma paralisia. E, para romper com essa educação que nos limita tanto, precisamos exercitar, diariamente, o olhar que envolve ATENÇÃO e PRESENÇA. Atenção conosco, com o outro e ao redor de nós ... Olhar para dentro e para fora. 
  • O "olhar de monólogo" é um "olhar parado", quer ver só o que lhe agrada. O exercício do "olhar" (e também do "escutar") para além deste "olhar parado, estereotipado", implica em "sair de si mesmx" e ir ao outrx. Precisa de "entrega". "Só posso olhar o outro e sua história se tenho comigo mesmx uma abertura de aprendiz que se observa, se estuda, em minha (nossa) própria história". O "olhar de aprendiz" é necessário por toda a vida.
  • Aprendi com uma linda SBCense sobre a REALIDADE: ela é externa e interna a nós. A realidade externa existe, independente de mim... porém, o meu olhar transformador sobre essa realidade (junto com a ação transformadora) pode torná-la mais "bonita", mais "humana", mais "justa"... assim como a nossa realidade interna, o olhar para dentro de nós, de uma maneira responsável e amorosa,  nos faz crescer, ser quem queremos ser. Para isso precisamos lidar com nossas culpas, condenações, onipotências... e, assim, caminhamos para nos construir e construir um mundo mais bonito. 
  • O olhar está intimamente relacionado com a aprendizagem, já dizia Rubem Alves. Quanto mais eu sei, mais eu vejo... e quanto mais eu vejo mais eu nomeio... e aprendo. O esquimó, por exemplo, tem dezoito nomes diferentes para o que chamamos de BRANCO, me disse certa vez uma professora, não me lembro com precisão sobre o número dezoito, mas a ideia é essa. 


  • Rubem Alves, grande educador que partiu em 2014, nos deixa lindas reflexões sobre, principalmente, a sensibilidade do educador, que somos todxs nós (nos educamos conversando, olhando para dentro de nós e para fora de nós). 
  • No seu livro "Gaiolas e Asas", no texto "O olhar do professor", ele cita Nietzche (outro grande SBCense): ... "a primeira tarefa da educação é ensinar a ver... porque ..."é através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo". E "nossos olhos devem ser educados para que nossa alegria aumente". 
Sim... rezemos para isso... (h)oras ações... enquanto educadorxs e educandxs, como sempre somos






Obrigada mais uma vez a todxs xs nossxs colaboradorxs, todxs SBCenses maravilhosxs.
Abraços carinhosos...

SantuzaTU







sábado, 15 de maio de 2021

 




SANTUZA RODRIGUES, psicóloga, palestrante, escritora e compositora, ativista sócio cultural, está concorrendo as eleições do Conselho Estadual de Politicas Culturais – CONSEC
Importante a participação, para fortalecer nossas representações na cultura e arte...

Para votar:

. Entre no site e faça o cadastro;

http://www.voteconsec.mg.gov.br/

. Escolha a opção “literatura, livro, leitura e biblioteca”;

. Escolha a candidata Santuza Rodrigues;

. Clique em Votar e depois Confirmar

Podem votar todas as pessoas residentes em Minas Gerais e maiores de 16 anos

CONTAMOS COM SEU VOTO E AGRADECEMOS ...