terça-feira, 11 de outubro de 2022

Viagens SBCenses: Poesias e amig@s em Juiz de Fora

Na quinta-feira passada, dia 6 de outubro, o SBC esteve em Juiz de Fora no lançamento do livro  de antologia  que conta com a participação da nossa querida SBCense  Antonieta Shirlene. Foi um jantar delicioso, a convite do também poeta Antonio Messias da Rocha, que participa do livro. "Printamos" um poema seu:

Tivemos o prazer de reencontrar com o escritor  Rogério Marques - presidente da ABLAM (Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas)... eis dois  poemas lindinhos do Rogério, também do livro:

Além de conhecer pessoas lindas que, imediatamente, se identificaram com o SBC... E ficamos "amigas de infância". Dentre essas, quero apresentar duas  à vocês: Alice Gervason e Luciane Fontes.


Membro da LEIAJF ( Liga de escritores , ilustradores e autores de Juiz de Fora), Alice é pós graduada em Alfabetização e Letramento, membro da Academia Juiz- forana de Letras, membro do SBPA ( Sociedade dos Poetas Aldravianistas) e com vários livros publicados. E ela nos ensinou sobre ALDRAVIAS:  trata-se de uma poesia minimalista, composta por seis linhas poéticas resumida em palavras que exprimem grandes emoções.
"O máximo de poesia com o mínimo de palavras". Este estilo de poesia nasceu há pouco mais de dez anos em Mariana, linda cidade histórica mineira, primeira capital do nosso Estado A propósito, uma das mais bonitas aldravias da querida Alice:
 


E a querida Lu, Luciane Fontes, escritora, poeta, psicóloga e psicanalista, autora dos livros "O homem sem memória", "Quereres", entre outros; e também de livros infantis: "A lupa mágica", "Biscoitos da amizade"...


 ... E os livros infantis estão também em áudio. A Lu começou a fazer áudios depois que se acentuou sua limitação visual. Ela nos conta que,  há pouco tempo, descobriu novas tecnologias, que ampliam enormemente as possibilidades de pessoas com limitações de vários tipos. E conversamos muito sobre isso: a realidade contém limites e possibilidades... mas o meu olhar sobre a realidade, focando os limites ou as possibilidades, ampliam o que eu foco, ou seja, ou os limites se ampliam e nos resta sofrer e se queixar, ou, conforme o meu olhar (e a minha ação) as possibilidades vão se ampliando... e nos vemos como construtorxs da realidade, não como objetos dessas. E essa "teoria"  muda nossas vidas... e a Lu transita no espaço físico com uma desenvoltura impressionante. E eu tive a honra de ler um dos seus poemas,  que está no livro :




































Recomendamos o seu site: www.lucianefontes.com, que abre com o lindo poema abaixo:


E nossa querida SBCense Antonieta Shirlene participa pela primeira vez de uma antologia. 



Lindíssima, de vestido novo, declamou o poema acima... impactante...

E ela disse:

"E estar entre grandes escritores, poetas e intelectuais de Juiz de Fora foi um ótimo começo no mundo literário. O lançamento do livro mostrou que a caminhada está apenas começando e que o primeiro passo foi dado entre amigos e amigas e tem tudo para dar bons frutos, ou seja, bons livros"

"A arte nos liberta da barbárie." Este é o nosso principal propósito no mundo literário. 

Aguardem lançamento do livro em Belo Horizonte, ainda este ano!



E eu só tenho a agradecer, à vida e ao SBC, que tem me dado tanto...
Abraços carinhosos...





13 comentários:

  1. Escrever...
    Nunca pensei que poderia ser tão bom.
    Ler...
    Sempre pensei que era um dos maiores prazeres.
    Ter participado desta "jornada" me enriqueceu como leitora e escritora.
    Obrigada amigos e amigas de Juiz de Fora. Vocês estarão sempre do meu lado esquerdo do peito.
    Obrigada Tu, pela companhia e amizade
    Sua presença me fez muito feliz neste momento inicial no mundo literário que é maravilhoso.
    Que venham mais encontros.Que os livros substituam as armas.
    Que o amor e a democracia possam florescer.
    P.S. : os bons entendedores, entenderão.
    Antonieta Shirlene
    Poeta



    ResponderExcluir
  2. Foi um encontro maravilhoso!! Encontrei Santuza, uma amiga de infância de outras encarnações… Obrigada , amiga, pela escrita assertiva é delicada. Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  3. Delícia, amiga Tu....fiquei com vontade de ter participado....parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Antonieta como sempre bela e talentosa. E o SBC sempre realizando eventos recheados de cultura, prazer e esperança! Parabenizo o coletivo e a todas essas mulheres que brilharam!

    ResponderExcluir
  5. Um encontro maravilhoso. Adorei conhecer e estar com vocês. Parabéns pelo trabalho de divulgação e valorização. Meu carinho. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga e madrinha Alice, mais uma vez quero lhe parabenizar pelo seu suçesso. Voce ja estar brilhando e vai brilhar muito mais. Deus abençoa você e seus talento.

    ResponderExcluir