sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

ULTIMO POST DO ANO...

 

Vocês sabem quanto o SBC é importante na minha vida... 

Na verdade eu uso o SBC... pra falar de qualidade de vida, pra falar do valor das amizades, pra falar da arte e da poesia - da música, do cinema - como ferramentais fundamentais para a construção de visão de mundo, da consciência política - AMOR E POLÍTICA NA CAMA E NO MUNDO... um dos nossos slogans.

Já pensaram sobre a grande diferença entre a "cobrança externa", a obrigação, o dever - e a "cobrança interna", o desejo?  Ou seja, a mudança, na vida, do "eu devo" para o "eu quero" e a FORÇA MOBILIZADORA que essa mudança nos traz? Acreditem, essa foi uma das grandes "viradas de chave" que o SBC me proporcionou.

Foi com o SBC que criei o hábito da escrita, que prezo tanto. Quando chega na quarta feira já fico "ansiosa"... sobre o que vou escrever essa semana... e na quinta ou sexta, às vezes na quarta mesmo, já sai o post... que publico, geralmente, no sábado. Ou não... Pode ser antes, o SBC também me ensinou uma certa anarquia boa pra vida.

Pois bem... com o lançamento da nossa terceira edição do Diário do SBC - que vai de 2011 a 2016 -  cresceu aquela vontade dentro de mim de organizar o  Diário do SBC 2.  

Ai preciso de um tempo. Aliás, já comecei a selecionar as crônicas do blog. Trabalho divertido, interessante acompanhar a história do SBC ... e a minha história... e os nossos "casos", reuniões, discussões de filmes, conversas sobre a vida, as relações, sobre músicas e poemas. E sobre nossas "teorias" SBCenses. Tentando organizar por assuntos, de 2017 a 2024... vai ser um lindo livro, como o primeiro. Planos de terminar esse trabalho até final de janeiro. Ai vamos para o COMO tornar o livro concreto... e, com certeza, nessa fase iremos à "colaboração" de todas as pessoas SBCenses.

Entretanto esse trabalho é árduo - e prazeroso -  demanda tempo... e o faço entre atendimentos a clientes em terapia e outras demandas de trabalho - e lazer. Por isso decidi interromper nossas publicações semanais... provavelmente até final de janeiro, quando me dedicarei à organização do nosso segundo livro. 

Portanto, já me despeço de vocês com um ATÉ BREVE... FELIZ NATAL E UM ÓTIMO REVEILLON... e que no próximo ano de 2025 sejamos mais ativ@s no sentido de lutarmos mais pela democracia no nosso país, lutarmos pelos nossos direitos, lutarmos por relações mais simétricas e por um mundo melhor... é o grande desejo do SBC.


Dois últimos assuntos antes de nos despedirmos -  aqui - de 2024:

Nosso carnaval de 2025:

TEMA: TODOS OS ECOS DO MUNDO

Uma construção a partir de uma série de 5 posts, que vão da ecossexualidade à ecoespiritualidade... e que pretendemos que se amplie no carnaval: Qual é o seu ECO? O que você deseja - e faz - para ECOAR no mundo, para torná-lo mais bonito?


💓💓💓

E a nossa homenagem de dezembro, como fizemos ano passado a grandes amigos e amigas - o SBC super valoriza o nível de relação de amizades, onde aprendemos a estabelecer relações mais simétricas, de trocas e crescimento mútuo, para nós deveria ser o "modelo" de relação para todos os níveis, do íntimo ao público, pois as relações simétricas são as que nos proporcionam maior prazer - como estava dizendo, nossa homenagem este ano vai para um amigo especial:

O grande jornalista e  gestor cultural Airton Guimarães:


Vejam pelos seus livros que ele ama Minas... e "vizinhanças". E o que eu gostaria de compartilhar com vocês é sobre a sua generosidade. Ele acaba de nos doar uma coleção de mais de 400 livros de melhores autores e autoras do Brasil e internacionais, coleção essa que ele fazia há anos,  selecionando autoras e autores...  Eduardo Galeano, Ferreira Goulart, Fernando Pessoa, Henfil, Lima Barreto, João Cabral de Melo Neto, Proust, Pedro Nava, Simone de Beauvoir, James Joyce ... Olhando assim "por alto"...  Mais  54 livros cubanos, que ele recebeu quando escrevia sua  coluna de livros no jornal Estado de Minas ... e por aí vai... Enfim, uma preciosidade, que ele resolveu doar, pois " livros são para serem lidos e não pra ficar enfeitando estantes como aqui em casa", segundo o mesmo - no que concordamos inteiramente.

Ficamos por aqui, com a nossa gratidão ao querido Airton...



Até fevereiro... E, novamente:

Para 2025: Muitos amigos e amigas... e amiges ... Muitas piropas

E que tenhamos mais força para enfrentar e combater o fascismo que assola o Brasil e o mundo... Vamos junt@s...

Santuza TU





ÚLTIMOS DESTAQUES DO 2o ENCONTRO DOS VALES

 

Quero apresentar a vocês essa linda da foto, Ester, um dos encontros mais bacanas no evento dos Vales da semana que passou.

Escritora, Curadora de Arte, Membro Fundadora da Academia Mineira de Belas Artes, Membro Correspondente da Academia de Música Letras e Artes de Salvador.

Nossa nova SBCense, amiga de infância, a dela... como costumamos brincar...

E ela me manda dois poemas escritos na época das queimadas em todo o Brasil, quando participou de Sarau com essa temática. Apreciem:

Direito 

Por Ester Costa e Silva 

Nos campos verdejantes, 

Em que o ar sempre toca a vida. 

Posso te ver a caminhar, 

E sob os teus sonhos singelos, puros, amáveis, 

As estrelas hão de brilhar! 

1 “O mundo é como um reflexo”. 

O que há em cima corresponde o que existe em baixo. 

E ao passear pelos prados, colinas e fontes de águas, 

Não te incomodas a beleza, 

Mas exultas em plena felicidade! 

Há! Mas o “Mundo é como um reflexo” diz Veríssimo! 

Então ao redor ardem as labaredas?! 

Desordem espalhas por onde passas? 

Sim, pois o que arde por dentro de Ti, 

É a ira,  

A infame ganância. 

Pois tudo queres reduzir. 

Para caber teu ego que sempre diz, 

Sou humano,  E tenho o direito de estar aqui. 

1De autoria de Fernando Veríssimo.

 

Verso de amor entoado 

Na vida a soar as paisagens tocam... 

No coração a bater, 

O amor sempre há de vencer! 

E nas estradas que antes inseguras, 

Agora a vida toma forma! 

E se faz presente em cada flor cerrado, 

Em cada verso entoado, 

Em cada passo dado, 

Sempre em direção, 

A regeneração do viver. 

Sim, é a vida! 

Cerrado que emana, 

Restauração! 

Novos ramos irei brotar! 

E em meus campos com luzes a cadenciar2, 

Aqueles que me amam, 

Plantarão em mim, 

Tudo o que por pouco tempo perdi. 

Sim, e cerrado novamente voltarei a ser, 

Para enfim, em equilíbrio viver! 

Por Ester Costa e Silva 

2Harmonioso. 

Nossa gratidão, querida Ester... esperamos estar com vocês em breve...

E a Ester estava filmando o recital do Herivelton, seu maridão... e eu pedi a ela pra gravar, também, nosso sarau... Obrigada mais uma vez, querida! Seguem três pedaços que publicamos no nosso canal do  YouTube, onde conversamos sobre a história do SBC, a importância do SBC nas nossas vidas, o conceito de vida SBCence, além do nosso conceito de amor e as possibilidades da construção de um amor mais bonito, mais simétrico, mais prazeroso. Divirtam-se com os vídeos... e nos siga no Youtube:




Obrigada a todas as pessoas pelo carinho.

Santuza TU


quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

DESTAQUES SBCenses DO 2o ENCONTRO DOS VALES

Artesanato, literatura, comidas típicas e 27 shows de grandes - maravilhosas e maravilhosos -  artistas, além da nossa Feira Literária, com saraus, performances e apresentações dos livros. Três dias de festa, grandes novos encontros e reencontros, abraços oxitocinados, risadas, chopp geladíssimo, ótimas conversas... tudo que o SBC adora. Assim foi o Segundo Encontro dos Vales - Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas - o Vale ampliado. Como disse nosso querido Tadeu Martins, grande apresentador do evento, junto com o querido Gonzaga, "O MUNDO É UMA ESQUINA... ONDE OS MINEIROS SE ENCONTRAM".




Nosso primeiro destaque, grande escritor @joaquimcelsofreire, 
sarau super gostoso...  no final distribuindo cartões e
convidando a platéia a ler cada um deles... eu peguei
os dois acima, ótimos... 
Já o conhecia pelo livro das Jabuticabas Amarelas, a história
da Laura... adorei... minha filha se chama Laura...


💓💓💓




Segundo destaque: querida Elza Soalheiro, grande escritora e grande vendedora de livros, foi a que mais vendeu... livros do pai e do marido falecido, além dos livros dela mesma... nossa convidada no sarau de lançamento da 3a edição do DIÁRIO DO S B C.

Terceiro destaque, casal lindo em torno da Elza que está ao centro. Os dois são escritores de Diamantina, o Herivelton lançando o seu livro interessantíssimo, dentro de uma caixa de papelão.

E quarto destaque, inédito, nosso grande vendedor de café... e, entre um e outro café oferecido aos amigos e amigas, ele se inspira e escreve nos papéis à disposição. E adora ler seus escritos, olhando nos nossos olhos com seu olhar super expressivo. A seguir seus cafés e seu poema:








Por último não podemos deixar de agradecer a querida Filó, que nos ajudou a vender livros, um deles para nosso mais novo SBCense de carteirinha, Edmo Luiz...

E terminamos o domingo felizes...

Obrigada a todas as pessoas que nos acompanham... Abraços carinhosos...
Santuza TU