Não é novidade o SBC falar bem do cinema francês. "Mesmo quando é ruim é bom". Tanto falamos que recebemos o pedido de uma resenha do festival Varillux deste ano, que acaba de acontecer. E sempre, passando o festival, alguns filmes entram de novo em cartaz, sendo uma ótima oportunidade ou de revê-lo e, se você não viu no festival, corra para o cinema... e veja.
Neste ano o Festival fez homenagem aos 400 anos de Molière, apresentando o filme AS AVENTURAS DE MOLIÈRE, de 2007, direção de Laurent Tirard: "em 1644, Molière tem apenas 22 anos. Cheio de dívidas e perseguido por oficiais de justiça, ele insiste em encenar tragédias nas quais é inegavelmente ruim. E então um dia, depois de ser preso por credores impacientes, ele desaparece". Como quase todo filme francês, o riso e a diversão também nos ensinam muito sobre a vida e as relações.
Depois do filme fomos conhecer um pouco sobre o homenageado do festival:
Sinopse: A linha direta parisiense de SOS é interrompida na véspera de Natal pela chegada de personagens marginais excêntricos que causam desastres em cadeia. Realizado pela trupe Splendid, este filme é a adaptação de sua peça de mesmo nome, criada em 1979.
"Lançado nos cinemas em 1982, Papai Noel é um Picareta continua sendo uma das maiores comédias populares. (…) O filme marca um apogeu do “tropa do esplêndido”, com seu espírito iconoclasta, essa arte delicada de caricatura feroz". (no jornal Ouest-France)
Fora o Clássico e o Homenageado, temos 17 filmes recentes, de 2021 e 2022, todos ótimos, alguns melhores e que nos levam a grandes reflexões.
Concordamos inteiramente com a fala dos curadores do festival, Emmanuelle e Christian Boudier:
"O mundo está mudando, e o mundo das imagens está mudando junto..."
"Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família".
"CONTRATEMPOS nos faz vivenciar o tempo que nos escorre pelos dedos, na organização padrão de nossas vidas..." diz o JORNAL LE MONDE.
Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza. Indicado para a categoria de Melhor Filme
OS JOVENS AMANTES, direção de Carine Tardieu, é um filme delicado e comovente, que pretende mostrar que o amor entre dois seres é muito mais poderoso do que as convenções sociais.
"Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa".
"Respiramos o mesmo ar!"... é a mensagem do filme, nos dizendo principalmente sobre o preconceito de idade, porém, muito mais do que isso, sobre outros preconceitos "aprendidos" que tornam nossas vidas mais pobres. Pois o preconceito se origina no medo do diferente, quando, na verdade, o diferente nos enriquece.
E a arte nos ajuda a abrir nossas cabeças e corações. Para nós do SBC, este filme dialoga com Adélia Prado, grande poeta mineira:
A SerenataUma noite de lua pálida e gerânios
ele virá com a boca e mão incríveis
tocar flauta no jardin.
Estou no começo do meu desespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro doida ou santa.
Eu que rejeito e exprobo
o que não for natural como sangue e veias
me pego chorando todo dia,
os cabelos entristecidos,
a pele assaltada de indecisão.
Quando ele vier, porque é certo que vem,
de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?
A lua, os gerânios e ele serão os mesmos
- só a mulher entre as coisas envelhece.
De que modo vou abrir a janela se não for doida?
Como a fecharei, se não for santa?
E vale a pena, também, reler ou ler pela primeira vez nosso post de 8 de julho, quando o SBC conversa sobre VELHICE e HISTÓRIA, sobre ETARISMO... e também sobre cinema.
Outros filmes muito bacanas... não vamos falar de todos aqui. O festival já acabou, mas alguns voltam ao cartaz nos cinemas... outros já estão nas plataformas...
Obrigada pelas tentadoras sugestões…
ResponderExcluirDe nada Anônimo! seja bem vindo! Mas coloque seu nome quando fizer comentário anônimo viu? grande abraço...
Excluir