segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É a hora do SBC

                                                      

                                                    13 de outubro de 2012

Galera do SBC - Fotos Katia


13 é um ótimo número!!! 
Encontro histórico: lançamento do nosso hino, ou marchinha, como queiram. 
Nosso grande compositor: Carlitos BrasilA letra: 
  

Agora é hora
É a hora do SBC bis
Samba, bobagem e cerveja
Cê vai querer, ou cê vai correr?

Se tem samba e tem bobagem,

Não pode faltar cerveja
Pros hômi tem pinga com torresmo
E pras muié, martini com cereja

E pra nossa alegria bis
Cada dia tem mais gente nessa filosofia

SBC é bloco original

Ele nasceu na madrugada bis
Pra fazer bonito nesse carnaval



O título: É a hora do SBC, o mesmo desta crônica. 
Quanto à melodia, aguardem gravação hehehe.

Outra grande notícia: já temos convite para o domingo de carnaval de 2013 (o carnaval do ano que vem vai ser no princípio de fevereiro, olha que coisa boa!!!). Então, iremos no Carnaval Cultural de FERROS, cidade linda de Minas Gerais, há mais ou menos umas duas horas de Belo Horizonte. Virá um ônibus pegar a gente. Quem quiser já pode ir se inscrevendo. Bom demais, gente!!!

Eu da minha parte tenho o maior prazer e a maior honra de fazer parte deste grupo, um grupo seleto de amigos: seleto (parece cachaça de Salinas rsrs) porque é aberto, aberto porque é seleto, aberto às pessoas que se selecionam: como diz a Karlinha, as que “se têm certeza”, porque “se achar” é para os fracos... CBCense não “se acha”, se “tem certeza”: de ter amigos, de cantar, de ser feliz, de cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz, ah meu Deus!!! (Gonzaguinha, nosso patrono...). 

E por falar em patrono (pode ser padrinho e madrinha, depois resolveremos isso) nossa patrona foi escolhida também: Dona Olímpia, ela é “a cara” do SBC: catadora de reciclo nas ruas de Ouro Preto, precursora dos hippies, perambulava pelas ruas daquela cidade contando histórias do tempo do império, histórias da sua vida, da sua família, diz que ela ficou meio pancada depois de uma desilusão amorosa (o pai não a deixou se casar com o homem da sua vida, acho que porque ele não era nobre), aí ela resolveu sair de casa e mais tarde se nomeou uma espécie de recepcionista do turista que chegava a Ouro Preto, ela ficava na Praça Tiradentes recebendo as pessoas até a sua morte lá pro final da década de 70, SBCense com um pouquinho mais de história se lembra dela, os que não se lembram entrem o Google e pesquisem, é muito bacana. 

Pesquisem também prá tirar idéias para se fantasiarem de D. Olímpia (e Seu Olímpio), ela se vestia com muitas sobreposições, uma roupa por cima da outro, inclusive nossa estilista Jana nos informa que o Ronaldo Fraga já até fez coleção inspirado na D. Olímpia! Legal, né?!?!

Um dos motivos da escolha da “patronagem” (ou “madrinhagem”) é que diz que um membro do SBC tá parecendo com ela, sai pela rua catando garrafinha de água prá fazer os instrumentos de percussão do SBC, dizem até que um dia a tarde numa avenida famosa de BH ela se abaixou e catou uma garrafa no chão, aí uma turma de catadores encarou a pessoa e quase correram atrás dela, essa garrafa ela teve que deixar pros catadores... mas nenhuma outra ela perde rsrsrs. Eu não sei de quem se trata, é uma pesquisa antropológica (veja nosso artigo mais antigo...)

A seguir fotos do nosso Encontro Histórico, tiradas pela nossa fotógrafa oficial Kátia, Katita. Já repararam que cada encontro do SBC tem um(a) fotógrafo(a) oficial? Todos (as) super bem vindos(as).

Beijos a todos e todas... AH, nosso próximo encontro já ficou resolvido: será dia 11 de novembro, domingo, a partir das 15 horas, no Bar Carlota... onde tudo começou...

                                                                                                              Texto: Santuza Tu


Chico o nosso Porta Bandeira - Foto: Katia

Foto: Katia

Galera SBC - Foto Katia
Estandarte SBC - Foto:  Katia
Estandarte SBC - Foto: Katia
Galera Sbcense - Foto: Katia
Instrumentos reciclados - Foto : Katia
Galera Sbcense em papo cabeça - Foto: Katia
Galera Sbcense - Foto: Katia
Ló Foto: Katia
Foto: Katia
Ló e Tu - Foto: Katia
Santuza Tu e Felipe - Foto: Katia



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PIROPA MUSICAL



Carlitos  Brasil 


Aprendi que música é arte e ciência: é arte pois expressa emoções/sentimentos através dos sons e ciência pois obedece a leis físicas.
Aprendi, ainda, os elementos da música:
A Melodia, que é a sucessão de notas musicais, por exemplo, os sons de uma pessoa cantando: La La La La La La La... não deixe o samba morrer...
A Harmonia é a combinação de notas musicais tocadas simultaneamente, respeitadas as regras musicais.
E o Ritmo, que é a pulsação, variável ou não, dentro de um espaço de tempo, e que pode definir o gênero musical: ritmo de samba, ritmo de choro, ritmo de rock...
Tudo isso para aplicar em vocês a letra da música do nosso grande compositor SBCense, a mais nova safra do samba de Minas, da melhor qualidade. Espero que estejamos logo logo  todos e todas cantando esta aula de música e de piropa.
Vejam bem, o próprio Carlito me confessou que ele pensou em colocar o nome da música “Piropa Musical”, olhem se não é uma grande piropa!!! Mas ficou outro nome:

Amor em Pauta
Autor: Carlos Magno Caetano (Carlitos Brasil)

Eu subo e desço na pauta
Costuro uma melodia
Pulando de nota em nota
Te vi sambar na harmonia.
É no compasso do choro
Que sigo teus passos, quero te alterar
Uso bemol, sustenido,
E depois um bequadro pra normalizar.
A pausa é providência,
Segura um tempinho
Que é prá respirar.
Então vem no contratempo
Dentro do andamento
Pode até improvisar.
Vou de linha em linha,
E também nos espaços
Não tenho dó si mi fá lá
Que o sol ré lá tua fá si.
No tom dessa brincadeira
É menor a tristeza e maior alegria.
A clave prá tua armadura
É cantar pianinho em forma de poesia
Meu bem não fique com fusa
Que a figura é mínima prá não complicar
E na composição
Eu uso fermata pra te sustentar.

Não é linda? Confesso que alguns termos da música eu não sei ainda, mas que não ia ficar alterada com um bequadro!!! Quem não vai parar de respirar (ou soltar um suspiro no contratempo)!!! E quem não vai ficar felizinha d+ e se desfazer de toda armadura com essa fermata!!! Não precisa entender, é só sentir...

Beijos Carlitos,  o SBC agradece e fica feliz com a sua música.

                                                 Texto: Santuza Tu